Orientações concluídas

TESES DE DOUTORADO

  • Lucas Marcelo Cavalari Nardi. A matematização da eletrostática no século XVIII: de rupturas epistemológicas a estilos de matematização. 2021. Doutorado no PPG de Física, IFSC-USP , CAPES, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Renata F. M. Batista. O uso de abordagens histórica-investigativa na reelaboração de roteiros da Experimentoteca do CDCC-USP. 2018. Doutorado no PPG de Física, IFSC-USP, CAPES, sob orientação de Cibelle Celestino Silva. [PDF]
  • Filipe Faria Berçot. História da biologia e natureza da ciência na formação inicial de professores: uma sequência didática sobre reprodução animal no século XVIII nos estudos de Charles Bonnet e Abraham Trembley. 2018. Doutorado no PPG de Ciências Biológicas, IB-USP, CAPES, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • João Paulo Di Monaco Durbano. O desenvolvimento do conceito de crossing-over (1915-1935): uma contribuição histórica para o ensino de genética. 2017. Doutorado no PPG de Biologia Comparada, FFCLRP-USP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Ana Fausta Borghetti. Moinhos dágua no sul do Brasil entre o final do século XIX e início do século XX: tradições, máquinas e ferramentas. 2016. Doutorado no PPG de História e Epistemologia da Ciência (Universidad Nacional de Tres de Febrero), sob orientação de Walmir Thomazi Cardoso. [PDF]
  • Gerda Maisa Jensen. Charles Darwin e os peixes elétricos: história e natureza da ciência no ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos. 2016. Doutorado no PPG de Ciências Biológicas, IB-USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Cintia Graziela Santos. Da teoria sintética da evolução à síntese estendida: o papel da plasticidade fenotípica. 2015. Doutorado no PPG de Biologia Comparada, FFCLRP-USP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Miler Rodrigo Pereira. História da Ciência no ensino médio: experimentos de Lazzaro Spallanzani sobre reprodução animal. 2014. Doutorado no PPG de Ciências Biológicas, IB-USP, CAPES, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Pedro Donizete Colombo Junior. Inovações curriculares em ensino de física moderna: investigando uma parceria entre professores e um centro de ciências. 2014. Doutorado no PPG de Ensino de Ciências, USP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva. [PDF]
  • Breno Arsioli Moura. Formação crítico-transformadora de professores: uma proposta a partir da história da ciência. 2012. Doutorado no PPG de Ensino de Ciências, USP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva. [PDF]
  • Viviane Arruda do Carmo. Episódios da história da biologia e o ensino da ciência: as contribuições de Alfred Russel Wallace. 2011. Doutorado no PPG de Educação, USP, sob co-orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Simone Rocha. Eugenia no Brasil: análise do discurso científico no Boletim de Eugenia: 1929-1933. 2010. Doutorado no PPG de História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • César Valmor Machado Lopes. Modelos atômicos no início do século XX: da física clássica à introdução da teoria quântica. 2009. Doutorado no PPG de História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Silvia Calbo Aroca. Ensino de física solar em um espaço não formal de educação. 2009. Doutorado no PPG de Física, USP, CAPES, sob orientação de Cibelle Celestino Silva. [PDF]
  • Thaís Cyrino de Mello Forato. A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luzMots-clés en portugais ensino de ciências. 2009. Doutorado no PPG de Educação, USP, FAPESP, sob co-orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Waldir Stefano. Os estudos experimentais de Herbert Spencer Jennings com protozoários (1908-1912): aspectos evolutivos e genéticos. 2009. Doutorado no PPG de História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Ana Paula Oliveira Pereira de Morais Brito. Os estudos de Thomas Hunt Morgan sobre determinação de sexo (1900-1914): herança citoplasmática, cromossômica e outras possibilidades. 2008. Doutorado no PPG de História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Ana Paula Bispo da Silva. O desenvolvimento das mecânicas não-euclidianas no século XIX. 2006. Doutorado no PPG de Física, UNICAMP, CAPES, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira. As influências celestes e a Revolução Científica: a astrologia em debate na Inglaterra do século XVII. 2005. Doutorado no PPG de Filosofia, PUC-SP, FAPESP, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Cibelle Celestino Silva. Da força ao tensor: evolução do conceito físico e da representação matemática do campo eletromagnético. 2002. Doutorado no PPG de Física, UNICAMP, FAPESP, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. A Teoria Cromossômica da Herança: Proposta, Fundamentação, Crítica e Aceitação. 1997. Doutorado no PPG de Genética e Biologia Molecular, UNICAMP, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Anna Carolina Krebs Pereira Regner. A Natureza Teleológica do Princípio Darwiniano de Seleção Natural: A Articulação do Metafísico e do Epistemológico Na Origem das Espécies. 1995. Doutorado no PPG de Educação, UFRGS, sob co-orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Luzia Aurélia Castañeda. As Idéias Pré-Mendelianas de Herança e Sua Influência Na Teoria de Evolução de Darwin. 1992. Doutorado no PPG de Genética e Biologia Molecular, UNICAMP, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]

Topo ↑

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

  • Victor da Rocha Piotto. Bernard de Jussieu (1699-1777) e sua contribuição para a classificação dos vegetais. 2020. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Natália Abdalla Martins. George Newport (1803 – 1854) e os estudos sobre reprodução animal: uma aplicação de história da biologia em sala de aula. 2020. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Luana Beatriz Xavier Nunes. William Harvey e a circulação sanguínea: uso de fontes primárias da história da ciência no ensino de biologia. 2020. Mestrado no PPG Interunidades de Ensino de Ciências, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Carolina Perozzi Guedes de Azevedo. Francesco Redi (1626-1698) e alguns contemporâneos: contribuições para a discussão sobre a origem dos seres vivos no século XVII incorporadas a uma narrativa histórica. 2020. Mestrado no PPG Interunidades de Ensino de Ciências, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Stephanie Siqueira Vasconcelos. Aspectos das contribuições de Niels Bohr para a história da espectroscopia: uma abordagem para a Formação Inicial de Professores. 2019. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências e Matemática , UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato. [PDF]
  • Pietro Monteiro da Silva. Walter S. Sutton e a hipótese cromossômica (1902-1903): uma contribuição histórica para o ensino de genética. 2019. Mestrado no PPG em Biologia Comparada, FFCLRP – USP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Michele Oliveira Silva. Thomas Young e o princípio da interferências: reflexões sobre a construção de uma proposta didática. 2019. Mestrado no PPG em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática , UFABC, sob orientação de Breno Arsioli Moura. [PDF]
  • Matheus Abude Wehbe Paes Leme. As investigações de Sérgio Henrique Ferreira em Bothrops jararaca e seus desdobramentos (1965-1971). 2019. Mestrado no PPG em Biologia Comparada, FFCLRP, USP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Defferson Rodrigues Martins das Neves. Instrumentalizando o professor de ciências em formação para a experimentação de fenômenos físicos com o uso da eletrônica e Arduino: uma abordagem orientada pela teoria de aprendizagem sócio-cultural de Vygotsky. 2019. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências e Matemática, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato. [PDF]
  • Tatiane Barbosa Martins. Contribuições de Edward F. Clements para a ecologia: o desenvolvimento do conceito de clímax (1904-1936). 2018. Mestrado no PPG em Biologia Comparada – FFCLRP – USP, CNPq, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Renan Siqueira da Silva. A ciência e o cientista em Guerra dos Mundos (1953). 2018. Mestrado no PPG em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática , UFABC, sob orientação de Breno Arsioli Moura. [PDF]
  • Mykaell Martins da Silva. Sobre a confluência entre História e Filosofia da Ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: uma estudo de caso na formação docente. 2018. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFRN, sob co-orientação de Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira. [PDF]
  • Matheus Luciano Duarte Cardoso. Fotossíntese No Século XVIII: Uma Abordagem Histórico-Investigativa De Conceitos Científicos E Aspectos Da Natureza Da Ciência. 2018. Mestrado no PPG em Ensino e História das Ciências e da Matemática , UFABC, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato. [PDF]
  • José Guilherme Licio. Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral. 2018. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências, USP, CAPES, sob orientação de Cibelle Celestino Silva. [PDF]
  • Jardes Martins Alves. Física e História: Experimento de Torricelli. 2018. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UFRN, sob orientação de Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira. [PDF]
  • Fábio De Abreu Souza. História da Física e Natureza da Ciência na formação docente. 2018. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências, UFRN, sob orientação de Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira. [PDF]
  • Eduardo Pessonia Molina Cortez. Descobrindo a seleção natural: uma proposta de ensino baseada na história da ciência. 2018. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Daniel Ortega da Cruz. Uma abordagem história da propagação, reflexão e refração da luz para o ensino médio. 2018. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física , UFABC, sob orientação de Breno Arsioli Moura. [PDF]
  • Daniel De Medeiros Queiroz. Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física. 2018. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFRN, sob orientação de Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira. [PDF]
  • Ana Carla de Sousa Silva. História da Ciência e Ensino: uma proposta para a sala de aula a partir da teoria vital e da síntese da ureia. 2018. Mestrado no PPG em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática , UFABC, sob orientação de Breno Arsioli Moura. [PDF]
  • Rafael Sobrinho Laporte. Ole Roemer e a velocidade da luz: explorando aspectos da natureza da ciência em uma proposta de ensino. 2017. Mestrado no PPG em Física, IFSC – USP, CAPES, sob orientação de Cibelle Celestino Silva. [PDF]
  • Karel Pontes Leal. História da ciência, religião e interculturalidade no ensino de física. Por que não?. 2017. Mestrado no PPG Interunidades em Ensino, USP, CAPES, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato. [PDF]
  • Edson Bezerra da Silva. Fontes primárias de Galileo no Ensino de Física: uma proposta para o Ensino Médio. 2017. Mestrado no PPG em Ensino de Física , UFABC, sob orientação de Breno Arsioli Moura. [PDF]
  • Deyzianne dos Santos Fonseca. Ensinando Ciência E Sobre Ciência Com A Utilização De Fontes Primárias Da História Do Vácuo E Da Pressão Atmosférica. 2017. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências Na, UFRN, sob orientação de Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira. [PDF]
  • Andréia Melo de Andrade. Controvérsias científicas acerca do aquecimento global no século XX: uma abordagem histórica de apoio para a formação de professores . 2017. Mestrado no PPG em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática , UFABC, CAPES, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato. [PDF]
  • Pedrita Fernanda Donda. Erasmus Darwin e os seres vivos: concepções de ?evolução? e herança. 2016. Mestrado no PPG em Biologia Comparada – FFCLRP – USP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Lídia de Sousa da Cruz. Abordando frações em perspectiva histórica: uma possibilidade de ensino para a educação básica. 2016. Mestrado no PPG em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática , UFABC, Secretaria Estadual de Educação, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato. [PDF]
  • Danielle Beatriz de Sousa Borges. A construção de uma abordagem histórica para o ensino de termodinâmica: Sadi Carnot e o estudo da Máquina Térmica. 2016. Mestrado no PPG em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática , UFABC, CAPES, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato. [PDF]
  • Aennder Ferreira de Sousa. A linguagem cinematográfica em Gattaca: o que (mais) os filmes podem ensinar sobre ciência?. 2016. Mestrado no PPG em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática , UFABC, sob orientação de Breno Arsioli Moura. [PDF]
  • Tauan Garcia Gomes. A História da Radioatividade na Escola Básica: construção de uma proposta para uma abordagem interdisciplinar entre a Química e a Física. 2015. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia, USP, CAPES, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato. [PDF]
  • Rosanna M. A. Andrade Silva. Reformulação da abordagem pedagógica de kits da Experimentoteca do CDCC/USP em parceira com professores em formação. 2015. Mestrado no PPG em Física, IFSC – USP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • José Diogo dos Santos Nicácio. Formação Docente Para A Inserção Da História E Filosofia Da Ciência No Ensino: Textos Histórico-Pedagógicos Em Discussão. 2015. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFRN, CAPES, sob orientação de Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira. [PDF]
  • Ariane Brunelli. O desenvolvimento do conceito de linkage (1902-1915): uma contribuição histórica para o ensino de genética. 2015. Mestrado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Rosa Andréa Lopes de Souza. A viagem de Wallace ao Brasil: uma aplicação da história da ciência no ensino de biologia. 2014. Mestrado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Isabelle Priscila Carneiro de Lima. O uso de controvérsias científicas para a compreensão da natureza da ciência: o caso do princípio de ação mínima. 2014. Mestrado no PPG em. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências e Matemática, UEPB, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Giovanninni Leite de Freitas Batista. Fontes Primárias da História do Vácuo e da Pressão Atmosférica na sala de aula: cartas e jornais históricos em articulação com o livro-didático do Ensino MédioEXTO DO ENSINO MÉDIO CARTAS E JORNAIS HISTÓRICOS EM ARTICULAÇÃO COM O LIVRO-TEXTO DO ENSINO MÉDIO. 2014. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFRN, sob orientação de Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira. [PDF]
  • Diones Charles Costa de Araújo. Uma Proposta Para Inserção De Tópicos De Astronomia Indígena Brasileira No Ensino Médio: Desafios E Possibilidades. 2014. Mestrado no PPG em Física, UNB, sob co-orientação de Walmir Thomazi Cardoso. [PDF]
  • Wesley Costa de Oliveira. Ensinando sobre a Natureza da Ciência: uma abordagem explícita e contextualizada a partir da História do Vácuo. 2013. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFRN, sob orientação de Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira. [PDF]
  • Tatiana Tavares da Silva. Darwin na sala de aula: replicação de experimentos históricos para auxiliar a compreensão da teoria evolutiva. 2013. Mestrado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP, CAPES, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Marcelo Gilge. História da Biologia e Ensino: contribuições de Ernst Haeckel (1834-1919) e sua utilização nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2012-Ensino Médio. 2013. Mestrado no PPG em Ciências Biológicas Genética, USP, CNPq, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • José Leandro de Albuquerque Macedo Costa Gomes. Experimentos históricos no ensino de ciências: uma proposta para a escola básica. 2013. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, UEPB, sob co-orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • José Franco Monte Sião. O estudo com drosófilas no Instituto de Biociências da USP nas décadas de 1940 e 1950: entrevistas com docentes. 2013. Mestrado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Fabricio Barbosa Bittencourt. O tratamento dado à História da Biologia nos livros didáticos brasileiros recomendados pelo PNLEM-2007: análise das contribuições de Gregor Mendel. 2013. Mestrado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Eduardo Crevelário de Carvalho. A controvérsia sobre a geração espontânea entre Needham e Spallanzani: implicações para o ensino de Biologia. 2013. Mestrado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Alessandra Uchôa. A história da relatividade especial antes de Einstein: elaboração de uma proposta para o ensino superior. 2013. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências e Matemática, UEPB, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • João Paulo Di Monaco Durbano. Investigação de concepções de alunos de Ciências Biológicas do IB-USP acerca da Natureza da Ciência. 2012. Mestrado no PPG em Ciências Biológicas-Bio/Genética, USP, CNPq, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Fernando Costa Fernandes Gomes. A desistência na licenciatura em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN): causas e sugestões para o combate. 2011. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências Na, UFRN, CAPES, sob orientação de Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira. [PDF]
  • Alexandre Bagdonas Henrique. Discutindo a natureza da ciência a partir de episódios da história da cosmologia. 2011. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências, USP, FAPESP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva. [PDF]
  • Sabrina Páscoli Rodrigues. Galtier, Pasteur e Roux: estudos sobre a raiva (1879-1885). 2010. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Pedro Donizete Colombo Júnior. A percepção da gravidade em um espaço fisicamente alterado: uma análise à luz de Gaston Bachelard. 2010. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências, USP, FAPESP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva. [PDF]
  • Katia Regina Venturineli. O princípio da homotipose em Karl Pearson: aspectos biológicos e estatísticos (1899-1906). 2010. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Fernando Moreno Castilho. Concepções evolutivas de Charles Darwin na Origem das espécies (1859) e na Expressão das emoções no homem e nos animais (1872): um estudo comparativo. 2010. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Fabiana Vieira Ariza. A scala naturae de Aristóteles na obra De generatione animalium. 2010. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Cibele Pereira Agibert. O cortiço de Aluísio Azevedo (1890): relações entre ciência e literatura. 2010. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Carla de Fátima Martins Barreira. Ensaiando com Almada Negreiros, um diálogo entre a Ciência e a Literatura no início do século XX. 2010. Mestrado no PPG História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Anaídes Maria da Silva. O eu de Augusto dos Anjos (1912): algumas relações entre literatura e ciência. 2010. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Solange Cunha. História da genética no Brasil: as contribuições de Friedrich Gustav Brieger para o melhoramento do milho. 2009. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Patrícia Paula de Oliveira. Alexandre Rodrigues Ferreira e seus estudos das plantas do Norte e Centro-Oeste do Brasil. 2009. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins e co-orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Marcelo Akira Hueda. As concepções evolutivas no Vestiges of the natural history of creation (1844) de Robert Chambers e a proposta de Lamarck: um estudo comparativo. 2009. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Arthur Henrique de Oliveira. Alberto José de Sampaio (1881-1946): contexto, vida e obra de um conservacionista brasileiro. 2009. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Andreza Polizello. Os modelos microscópicos de herança no século XIX: a teoria das estirpes de Francis Galton. 2009. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Aldo Gomes Pereira. Um estudo histórico sobre a evolução do conceito de potencial vetor no eletromagnetismo clássico. 2009. Mestrado no PPG em Física, USP, CAPES, sob orientação de Cibelle Celestino Silva. [PDF]
  • Paulo Gavioli. As contribuições de Ernesto Paterniani para o desenvolvimento da genética no Brasil: estudos sobre o melhoramento do milho. 2008. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Marcos Rogério Calil. Analema de Vitruvius: dos relógios solares até o relógio de Sol plano horizontal. 2008. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Márcia das Neves. Nina Rodrigues: as relações entre mestiçagem e eugenia na formação do povo brasileiro. 2008. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • José Franco Monte Sião. Theodosius Dobzhansky e a genética no Brasil: algumas contribuições. 2008. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Gerda Maisa Jensen. Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e o torpedo: um tipo de peixe elétrico?. 2008. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins e co-orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Erivelton Alves Bizerra. Santos Dumont e o desenvolvimento da dirigibilidade de balões. 2008. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Enézio Eugênio de Almeida Filho. A natureza das críticas de Mivart ao papel da seleção natural de Darwin na Origem das espécies: uma reconsideração histórica da controvérsia. 2008. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Douglas Guilherme Schmidt. Erwin Schrödinger: a compreensão do mundo infinitesimal através de uma realidade ondulatória. 2008. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Carlos Eduardo Ortiz. Febre amarela nas Américas: uma comparação das concepções médicas e procedimentos experimentais de Carlos Juan Finlay e Emilio Marcondes Ribas. 2008. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Breno Arsioli Moura. A aceitação da óptica newtoniana no século XVIII: subsídios para discutir a natureza da ciência no ensino. 2008. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências, USP, FAPESP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva. [PDF]
  • Tomé Sudário Gomes Ferraz dos Santos. A política nuclear brasileira até 1964. 2007. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Cassiano Rezende Pagliarini. Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de física para o Ensino Médio. 2007. Mestrado no PPG em Física, USP, CAPES, sob orientação de Cibelle Celestino Silva. [PDF]
  • Angélica Paulillo Ferroni. Cosmologia e astrologia na obra Astronomica de Marcus Manilius. 2007. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, CNPq, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Viviane Arruda do Carmo. Concepções evolutivas de Charles Darwin no Origin of Species e de Alfred Russel Wallace em Darwinism: um estudo comparativo. 2006. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Sandra Regina Kuka Mutarelli. Os quatro temperamentos na antroposofia de Rudolf Steiner. 2006. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Deisy Sunae Kawakami. As contribuições de Alexander Fleming para o estudo da imunologia natural: 1908-1921. 2006. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Carlos Negretti. As relações entre a concepção de natureza de F. Engels e a hipótese de A. I. Oparin sobre o problema da origem da vida na terra. 2006. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes. [PDF]
  • Tito Lívio Vieira. O Projeto para uma Psicologia Científica de Sigmund Freud. 2005. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Roberto de Araújo. A controvérsia da geração espontânea no século XIX: Bastian versus Pasteur. 2005. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • José Alberto Abouchedid. Samuel Hahnemann e a concepção de miasmas. 2005. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. [PDF]
  • Valéria Silva Dias. Michael Faraday: subsídios para metodologia do trabalho experimental. 2004. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências, USP, CNPq, sob co-orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Pedro Sérgio Rosa. Louis de Broglie e as ondas de matéria, 1922-1929. 2004. Mestrado no PPG em Física, UNICAMP, CNPq, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Mauro Sebastião Martins. A influência da teoria da relatividade no desenvolvimento da mecânica quântica, de Louis de Broglie a Paul Dirac. 2004. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Roberto de Andrade Martins.
  • José Osvaldo de Souza Guimarães. Poincaré e a teoria da relatividade: crivo e legado. 2004. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Roberto de Andrade Martins.
  • Daniel Gardelli. Concepções de interação física: subsídios para uma abordagem histórica do assunto, no ensino médio. 2004. Mestrado no PPG em Ensino de Ciências, USP, CNPq, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Ana Paula Oliveira Pereira de Morais Brito. Nettie Maria Stevens e suas contribuições para a teoria cromossômica da hereditariedade: estudos sobre a determinação de sexo. 2004. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, CNPq, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Nury Isabel Jurado Herrera. A dinâmica do universo: Sir Arthur Eddington e as cosmologias relativísticas. 2002. Mestrado no PPG em Física, UNICAMP, CAPES, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Waldir Stefano. Octavio Domingues e a eugenia no Brasil: uma perspectiva ‘mendeliana’. 2001. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Marília Nunes Arêtes. Humboldt e a geografia das plantas. 2001. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Maria Helena Oliveira Lopes. A retrogradação dos planetas e suas explicações: os orbes dos planetas e seus movimentos, da Antigüidade a Copérnico. 2001. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Roberto de Andrade Martins.
  • Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira. Estudando o invisível: William Crookes e a nova força. 2001. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, FAPESP, sob orientação de Roberto de Andrade Martins.
  • César Rey Xavier. Encontros e permutas entre dois pensadores: um estudo sobre as correspondências entre Wolfgang Pauli e Carl Gustav Jung. 2001. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, CAPES, sob orientação de Roberto de Andrade Martins.
  • Ana Célia da Costa Loreto. Os critérios de aceitabilidade geométrica e a representação de curvas em La Géometrie de René Descartes. 2001. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Adalgisa Botelho da Costa. O Reportorio dos Tempos de André do Avelar e a astrologia em Portugal no século XVI. 2001. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Walmir Thomazi Cardoso. Conceitos e fontes do Tratado da Esfera em forma de diálogo atraibuído a João de Castro. 2000. Mestrado no PPG em História da Ciência, PUC-SP, sob orientação de Roberto de Andrade Martins.
  • Aristides Castignani. Sadi Carnot e o desenvolvimento inicial da termodinâmica clássica. 1999, PUC-SP, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Cibelle Celestino Silva. A Teoria das Cores de Newton: Um Estudo Crítico do Livro I do Opticks. 1996. Mestrado no PPG em Física, UNICAMP, CAPES, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Manuel Messias Ferreira Júnior. Aspecto Visual de Objetos Condensados Em Rotação Na Teoria da Relatividade Geral. 1995. Mestrado no PPG em Física, UNICAMP, CAPES, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. A Teoria da Progressão dos Animais de Lamarck. 1993. Mestrado no PPG em Genética e Biologia Molecular, UNICAMP, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Silvia Petean. O Problema da Relação Massa-Energia Potencial Para Interações Eletromagnéticas. 1991. Mestrado no PPG em Física, UNICAMP, CAPES, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Karina Maria Olbrich dos Santos. O Desenvolvimento Histórico da Ciência da Nutrição Em Relação Ao de Outras Ciências. 1990. Mestrado no PPG em Ciência de Alimentos, UNICAMP, CNPq, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Cícero Romão Rezende Araújo. Ciência e Interesse Na Cosmogonia de Descartes. 1989. Mestrado no PPG em Filosofia, UNICAMP, CNPq, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Bartholomeu Machado Nogueira Amaral. As Equações Fundamentais da Dinâmica Relativística de Meios Elásticos. 1987. Mestrado no PPG em Física, UNICAMP, CAPES, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]
  • Antonio César da Silva. Transformações Entre Regiões Minkowskianas Separadas Por Um Capacitor Gravitacional. 1987. Mestrado no PPG em Física, UNICAMP, CAPES, sob orientação de Roberto de Andrade Martins. [PDF]

Topo ↑

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • Ana Paula Carneiro Santana. Questão de gênero e um esboço biográfico sobre as contribuições de Marta Vannucci para a Ciência. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Aurélio Bianco Pena. Da comunicação à informação: quando a prática ofuscou a teoria. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Física – Teórico-Experimental, USP, CNPq, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Arthur Couto Rosa Dutra de Oliveira. Justificativas para o sucesso da matemática na descrição da natureza como demanda epistemológica no ensino de física. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Física – Teórico-Experimental, USP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Pedro de Barros Vidal. Deslocamentos na distinção das teorias evolutivas de Lamarck e Darwin após uma disciplina de leitura de textos clássicos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências Biológicas, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes.
  • Flávia Crivelari Fassis. A iconografia das paixões em Charles Le Brun: relações entre arte e ciência no século XVII. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências Biológicas, FFCLRP, USP, FAPESP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Pedro Espindola Giuliângeli Castro. Joahann Wolfgang Von Goethe e a ciência: relações entre biologia e física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências Biológicas, FFCLRP, USP, CNPq, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • João Vitor Gonçalves. O cinema como estratégia pedagógica para abordar história e natureza da física moderna. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Leonardo Domingos dos Santos. Roteiro Audiovisual Educacional Adaptado de Textos de Episódios Históricos: Um Estudo Metodológico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Fernando de Jesus Guilger. História da Alquimia no Ensino: Caminhos para introdução de aspectos da Natureza da Ciência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Licenciatura Plena em Ciências, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Flaviston Ferreira Pires. Estética e simetria na física na formação de professores: uma comparação entre a formulação das leis de Newton em uma perspectiva histórica e alguns livros usados na formação de professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências, UNIFESP, sob co-orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Bruno Kaninski Milleu. A emergência da Biologia Molecular no Instituto de Biociências da USP, segundo depoimento de alguns professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências Biológicas, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes.
  • Carolina Perozzi Guedes de Azevedo. Aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I sobre conteúdos científicos, metacientíficos e hsitóricos, a partir de sequência didática baseada em episódios da história da biologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências Biológicas, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes.
  • Eder Souza. Ensino de física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de ensino por investigação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Licenciatura Plena em Ciências, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • César Cardoso. Ensino de Física na Escola Básica: Abordando a História da Ciência no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Francisco Aparecido Cardeira. Usos dos aeróstatos e do gás hidrogênio no transporte de pessoas em perspectiva histórica e social. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Licenciatura Plena em Ciências, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Matheus Luciano Duarte Cardoso. A teoria para a progressão dos animais de Lamarck: uma abordagem socio-histórica para a sala e aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Licenciatura Plena em Ciências, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Cirilo Rodrigo de Aniz Pereira. Vulnerabilidade Acadêmica: o ponto de vista do vulnerável. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Carlos Eduardo Monteiro Rodrigues. Relógio Solar: Integração de conteúdos de Física a partir da construção de Relógios de Sol. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Física, PUC-SP, sob orientação de Walmir Thomazi Cardoso.
  • Danielle Beatriz de Sousa Borges. A História da Ciência no Ensino Médio por meio de uma linha do tempo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Física, UFTM, sob orientação de Breno Arsioli Moura.
  • Guilherme Stagni. O estudo da digestão humana no Ensino Médio: uma proposta de sequência didática envolvendo experimentos de Lazzaro Spallanzani. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências Biológicas, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes.
  • João Paulo Ferraro Turano de Araujo. Motivação no Ensino de Ciências: investigando as potencialidades da replicação histórica das observações de Robert Hooke 1635-1703. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências Biológicas, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes.
  • Lucas de Aquino Moreira. Replicação de experimento de Darwin sobre a dispersão de sementes e a motivação dos alunos para o ensino de ciências. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências Biológicas, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes.
  • Anderson de Castro Teixeira. Além da imaginação: contos de ficção científica no Ensino de Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Física, PUC-SP, sob orientação de Walmir Thomazi Cardoso.
  • Julio Valim. Taxonomia filogenética nos livros didáticos do ensino médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Curso de Ciências Biológicas, IB-USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes.
  • Fernanda Silva Lacerda Pinto. Avaliação de narrativas de episódio histórico em livro didático. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências Biológicas, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes.
  • Livia Camargos Cruz. A Astronomia de Johannes de Sacrobosco: um estudo dos Climas no século XVI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Física, PUC-SP, sob orientação de Walmir Thomazi Cardoso.
  • Guilherme Espósito Querelli. Física e Astronomia em Aristóteles: um estudo a respeito do Meteorologica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Física, PUC-SP, sob orientação de Walmir Thomazi Cardoso.
  • Valquíria Gimarães Pereira. As leis de Newton: uma abordagem histórica na sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Física, UNIFAL, sob orientação de Breno Arsioli Moura.
  • Vera Maria Moraes Nery. Uma proposta para trabalhar experimentalmente a constante de Planck no Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Licenciatura em Física, UNIFAL, sob orientação de Breno Arsioli Moura.
  • Carla Maria Espíndola Martins. Análise das características da aprendizagem em astronomia dos alunos ingressantes no curso de Física-Licenciatura da Unifal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Física, UNIFAL, sob orientação de Breno Arsioli Moura.
  • Allan Johnes Ferreira de Almeida. Disponibilização de um interferômetro de Michelson-Morley. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Física, PUC-SP, sob orientação de Walmir Thomazi Cardoso.
  • Gabriel Veneziano Bronzoni. Luz e Cores: uma revisão bibliográfica do livro I, Parte I, do Óptica e uma análise comparativa das concepções de Newton e Hooke. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Física, PUC-SP, sob orientação de Walmir Thomazi Cardoso.
  • João Felipe Ginefra Toni. A concepção de J. W. von Goethe sobre a flor: uma contribuição da história da biologia ao ensino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências Biológicas, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes.
  • Fabricio Barbosa Bittencourt. Análise de inclusão da história da genética em livros didáticos selecionados pelo PNLD. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências Biológicas, USP, sob orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes.
  • Fábio Augusto Toratti de Paula. O planetário como sala de aula: professores e alunos criando suas próprias apresentações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Física, PUC-SP, sob orientação de Walmir Thomazi Cardoso.
  • Sung Woo Choi. Deus e a Física: Deus joga dados? A resposta de Einstein e outros. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Física, PUC-SP, sob orientação de Walmir Thomazi Cardoso.

Topo ↑

PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

  • Aurélio Bianco Pena. “Um estudo histórico sobre a construção da teoria da informação”. 2020. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Bacharelado Em Física, USP, CNPq, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Arthur Couto Rosa Dutra de Oliveira. “Concepções epistemológicas sobre a relação entre física e matemática de estudantes de graduação”. 2019. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Fisica, USP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Pedro Espindola Giuliângeli de Castro. “As Contribuições De Goethe Para A Ciência Das Cores E Suas Relações Com A Botânica”. 2019. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Ciências Biológicas, FFCLRP, USP, CNPq, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Guilherme Garcia Costa da Silva. “Implicações da domesticação para o processo evolutivo: os experimentos de Dmitri Belyaev com a raposa prateada”. 2017. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Ciências Biológicas, FFCLRP, USP, CNPq, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Flavia Crivelari Fassis. “A iconografia da melancolia no século XVII: as relações entre arte e ciência em Charles Le Brun”. 2017. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Ciências Biológicas, FFCLRP, USP, FAPESP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Larissa Nunes Durigan. “O desenvolvimento do conceito de gene (1900-1926): uma contribuição histórica para o ensino de genética”. 2017. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Ciências Biológicas, FFCLRP, USP, CNPq, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Adriana Cristina Galis. “A relação entre Ciência e Fé no pensamento de Galileu Galilei: um estudo crítico de suas cartas entre 1613 e 1615″. 2016. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Ciências e Humanidades, UFABC, UFABC, sob orientação de Breno Arsioli Moura.
  • Iratã Lisboa. “A Sala Solar como fonte de experiências científico-artísticas”. 2016. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Licenciatura em Ciências Exatas, USP, CNPq, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Gabriel Sevilha. “As Contribuições De Willi Hennig Para A Sistemática Filogenética: Um Estudo De Caso”. 2016. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Ciências Biológicas, FFCLRP, USP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Emerson Vinicius Rafael da Silva. “Michael Faraday e as Forças da Matéria: uma análise da divulgação científica no século XIX”. 2015. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Ciência e Tecnologia, UFABC, CNPq, sob orientação de Breno Arsioli Moura.
  • Ciro Thadeu Tomazella Ferreira. “Linhas de força: análise de seus diferentes significados no Experimental Researches in Electricity de Faraday”. 2015. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Física – Teórico-Experimental, USP, CNPq, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Carlos Talarico. “As Críticas De Morgan À Seleção Natural: 1903-1916”. 2015. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Ciências Biológicas, FFCLRP, USP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Defferson Rodrigues Martins das Neves. “Experimentos históricos e o Ensino de Ciências: Thomson e a Relação Carga/Massa do Elétron”. 2015. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Licenciatura Plena em Ciências, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Thatyusce Bonfim Gomes. “As ideias sobre eletricidade de Benjamin Franklin: uma tradução comentada de duas cartas a Peter Collinson em 1747″. 2014. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Física, UFABC, FAPESP, sob orientação de Breno Arsioli Moura.
  • José Guilherme Licio. “As dimensões epistêmica e pedagógica do conhecimento científico: investigando uma parceria entre ensino formal e não formal”. 2014. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Física – Teórico-Experimental, USP, CNPq, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Ciro Thadeu Tomazella Ferreira. “As linhas de força de Faraday: subsídios para o estudo do debate realismo/antirrealismo na formação de bacharéis em Física”. 2014. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Física – Teórico-Experimental, USP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Pedro Espindola Giuliângeli de Castro. “Contribuições de Goethe para a botânica: a teoria da metamorfose das plantas”. 2014. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Ciências Biológicas, FFCLRP, USP, Reitoria da USP, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Tiago do Amaral Moraes. “A teoria de Lamarck: uma contribuição histórica para o ensino de evolução”. 2014. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Ciências Biológicas, FFCLRP, USP, CNPq, sob orientação de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
  • Fernando de Jesus Guilger. “A História da Alquimia no ensino: reflexões sobre pseudohistória e visões equivocadas de Ciência”. 2014. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Graduação em Ciências – Licenciatura Plena Física, UNIFESP, , sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Ciro Thadeu Tomazella Ferreira. “As linhas de força de Faraday: subsídios para o estudo do debate”. 2013. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Física – Teórico-Experimental, USP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • César Rogério Cardoso. “História da Ferrovia Santos Jundiaí no século XIX e o Ensino de Física”. 2013. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Licenciatura Plena em Ciências, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Angélica Cristina Porra. “O ensino de tópicos de física moderna em uma parceria entre Centro de Ciências e Escola”. 2012. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Licenciatura em Ciências Exatas, USP, FAPESP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Angélica Cristina Porra. “Natureza da Ciência:concepções de licenciados em Ciências Exatas”. 2012. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Licenciatura em Ciências Exatas, USP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Guilherme Weber Sampaio de Melo. “Elaborando subsídios para discutir a Natureza da Ciência através do estudo de episódios relacionados à História do Vácuo e da Pressão”. 2012. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Física, UFRN, CNPq, sob orientação de Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.
  • Ana Katarina Soares Pereira. “A história e filosofia das ciências na educação científica: a conservação da energia e o desenvolvimento da termodinâmica”. 2012. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Graduação em Ciências – Licenciatura Plena Física, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Matheus Cardoso. “Contribuições da teoria evolucionista de Lamarck para a ciência: utilizando a história da biologia no ensino”. 2012. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Graduação em Ciências- Licenciatura em Biologia, UNIFESP, sob orientação de Thaís Cyrino de Mello Forato.
  • Jane Cláudia da Silva. “A Natureza da Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: construindo e aplicando instrumentos de avaliação adequados a esse particular universo”. 2011. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Física, UFRN, CNPq, sob orientação de Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.
  • Livia Camargos Cruz. “O Ensino da Astronomia por meio de oficinas, experimentos interativos e atividades lúdicas”. 2010. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Física, PUC-SP, CNPq, sob orientação de Walmir Thomazi Cardoso.
  • Anita Domingues Queiroz. “Natureza da ciência: concepções de licenciandos em Ciências Exatas”. 2009. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Licenciatura em Ciências Exatas, USP, FAPESP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Eric Pereira Moreira. “Contribuindo com a construção e validação de um instrumento para avaliar aspectos da Natureza da Ciência na UFRN”. 2009. Projeto de Iniciação Científica, UFRN, sob orientação de Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.
  • Anita Domingues Queiroz. “A pesquisa em ensino de física no Brasil: conquistas e perspectivas”. 2008. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Licenciatura em Ciências Exatas, USP, Pró Reitoria de Graduação – USP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Alexandre Bagdonas. “Discutindo a natureza da ciência a partir de episódios da história da cosmologia”. 2008. Projeto de Iniciação Científica. , USP, FAPESP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Pedro Donizete Colombo Júnior. “Ensino de física em museus de ciência: a percepção da força gravitacional na ?Casa Maluca”. 2007. Projeto de Iniciação Científica, USP, CNPq, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Natasha de Campos Cerboncini. “A influência do atomismo antigo na Revolução Científica do século XVII””. 2007. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Física, UNICAMP, FAPESP, sob orientação de Roberto de Andrade Martins.
  • Breno Arsionli Moura. “Um estudo crítico do livro II do Opticks de Isaac Newton”. 2006. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Física, UNICAMP, FAPESP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Ana Carolina Alves Pimentel. “As interações elétricas no século XVIII: um estudo crítico da obra de Benjamin Franklin”. 2006. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Licenciatura em Ciências Exatas, USP, FAPESP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Pedro Donizete Colombo Júnior. “Alfabetização científica em Centros de Ciências: o caso CDA-USP”. 2006. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Licenciatura em Ciências Exatas, USP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Welton Antonio Gomes. “A natureza da ciência: concepções de estudantes universitários de física”. 2005. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Bacharelado Em Física, USP, sob orientação de Cibelle Celestino Silva.
  • Bruno Sinopoli de Menezes. “Criação de um protótipo de um kit de ensino de Astronomia para uso no Ensino Médio e Ensino Fundamental”. 2004. Projeto de Iniciação Científica, graduação em Física, PUC-SP, Centro de Ensino e Pesquisa, sob orientação de Walmir Thomazi Cardoso.

Topo ↑