Alana Adler de Oliveira
O papel do registro fóssil na gênese do pensamento evolutivo de Charles Darwin: análise diacrônica dos ‘Transmutations Notebooks’ (1837 e 1839).
Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.
Graduação em Ciências Biológicas, USP, PUB.
Início: 2020.
Anderson Ricardo Carlos
Contribuições de João Batista de Lacerda (1846-1915) para a ciência no Brasil.
Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.
Doutorado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2020.
Aurelio Bianco Pena
Comunicação, comunidade e informação: um estudo da gênese da teoria da informação.
Orientação: Cibelle Celestino Silva.
Mestrado no PPG de Física, IFSC-USP.
Início: 2021.
Camila Ramalho de Freitas
Como a ciência é pensada para mulheres e por elas: um estudo de caso a partir de uma contribuição de Bertha Lutz.
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Graduação em Ciências, Unifesp.
Início: 2021.
Christine Janczur
Fontes originais da história da ciência no ensino de biologia: tradução comentada das partes II e III da obra Introduction à l?étude de la médecine expérimental (1865) de Claude Bernard.
Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.
Doutorado em Ciências Biológicas, USP, CAPES.
Início: 2016.
Ciro Thadeu Tomazella Ferreira
Matematização da natureza no século XVII.
Orientação: Cibelle Celestino Silva.
Mestrado no PPG de Física, IFSC-USP, USP, CNPq.
Início: 2018.
Cleyton Alves de Oliveira
Mario Schenberg e a proposição do processo Urca: elementos da natureza das ciências para um ensino de física humanizado.
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Graduação em Ciências, UNIFESP.
Início: 2021.
Débora de Cássia Gomes Cruz
As mulheres na história das ciências: ocuparam espaços e foram ouvidas?
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Projeto de Extensão. Universidade Federal de São Paulo.
Início: 2021.
Deyvid José Souza Santos
História e filosofia das ciências no contexto escolar pós-moderno: uma proposta de resgate do diálogo com a tradição.
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, UNIFESP.
Início: 2019.
Diana Borges dos Santos
O papel dos estudos geológicos nas teorias sobre a transmutação das espécies no século XIX: uma contribuição histórica para o ensino de evolução.
Orientação: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
Doutorado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2017.
Eduardo Ruan Saraiva
Alfabetização científica e a natureza da ciência: elaboração de uma sequência didática sobre física envolvida na pandemia de COVID-19.
Orientação: Cibelle Celestino Silva.
Mestrado no PPG de Física, USP.
Início: 2021.
Fernanda Gonçalves Arcanjo
O gene e suas relações com a evolução e desenvolvimento: da Genética clássica à Síntese moderna (1926-1940)?.
Orientação: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
Doutorado no PPG de Biologia Comparada, USP, CAPES.
Início: 2019.
Fernando de Jesus Guilger
História das ciências, física e arte no ensino: um estudo de caso a partir da Divina Comédia e do Tratado da Esfera na formação inicial de professores.
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, UNIFESP.
Início: 2019.
Francisco Aparecido Cardeira
Pós-apropriações do Frasco Dewar para propósitos diferentes: abordando questões sociocientíficas no ensino.
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Projeto de Extensão. Universidade Federal de São Paulo.
Início: 2021.
Gabriel Vanzo Rodrigues
A Teoria do Equilíbrio Pontuado: Uma análise dos estudos de Stephen Jay Gould de 1971 a 2002.
Orientação: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
Mestrado em Biologia Comparada, FFCLRP, USP, CAPES.
Início: 2020.
Giuliana Uchôa Carrieri
A observação de animais ao longo da história da biologia: a descrição de serpentes como estudo de caso para um ensino contextual de ciências.
Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.
Mestrado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2019.
Heloísa Mariana Soares
O Princípio de Pascal no Ensino Superior em abordagem multicontextual (histórico-filosófica e conceitual).
Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.
Mestrado profissional no PPG de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFRN.
Início: 2021.
Jean Costa
Um estudo crítico dos primeiros escritos de Thomas Young (1773-1829) sobre óptica.
Orientação: Breno Arsioli Moura.
Graduando em Ciência e Tecnologia, UFABC.
Início: 2020.
João Vítor Gonçalves
Frankenstein de Mary Shelley e a ciência do século 19: articulações entre educação científica, sociedade e cultura.
Orientação: Breno Arsioli Moura.
Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, UFABC.
Início: 2021.
José Antônio Ferreira Pinto
Discutindo a natureza da ciência na formação de professores em uma perspectiva histórico investigativa: o episódio da garrafa de Leyden.
Orientação: Cibelle Celestino Silva.
Doutorado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2017.
José Guilherme Lício
Deuses e Quarks: A percepção retórica da física de partículas por alunos da educação básica.
Orientação: Cibelle Celestino Silva.
Doutorado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2018.
Karel Pontes Leal
Natureza e história das ciências: discutindo eventos do desenvolvimento da radioatividade.
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Doutorado no PPG de Ensino de Ciência, USP, CPGI.
Início: 2019.
Mara Cristina Júlio de Oliveira
Princípio de Arquimedes: uma abordagem multicontextual na formação docente.
Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.
Mestrado profissional no PPG de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFRN.
Início: 2020.
Marcos Vinícius Ribeiro Ferreira
Kit Covid: como transformar desinformação em aprendizagem sobre Ciências?
Orientação: Cibelle Celestino Silva.
Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), USP.
Início: 2021.
Matheus Cardoso
Criação de vídeos curtos de episódios da história da fotossíntese.
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Projeto de extensão. Universidade Federal de São Paulo.
Início: 2021.
Natália Soares Balbino
Mulheres na história das ciências: construindo uma proposta para o ensino fundamental.
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Projeto de Extensão. Universidade Federal de São Paulo.
Início: 2021.
Pedro de Lima Navarro
As traduções portuguesas do Origin of species e do Descent of man no Brasil e em Portugal e suas relações com a recepção da proposta de Darwin no Brasil no final do século XIX e início do século XX.
Orientação: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
Doutorado no PPG de Biologia Comparada, FFLCRP, USP.
Início: 2020.
Regina Carneiro Silva
A moléstia dos escravos: estudo historiográfico sobre o ?ainhum? no Brasil.
Orientação: Breno Arsioli Moura.
Graduando em Ciência e Tecnologia, UFABC.
Início: 2020.
Renan Siqueira da Silva
O cinema como fonte histórica da ciência: uma análise da ficção-científica brasileira entre 1960 e 2010.
Orientação: Breno Arsioli Moura.
Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática, UFABC.
Início: 2019.
Rodolfo Moreno Guidil Roda
Revisitando Gil-Pérez e colaboradores: uma análise sobre a visão consensual da natureza da ciência.
Orientação: Roberto de Andrade Martins.
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, UNIFESP.
Início: 2019.
Sabrina Sobral Marchetto Leite
Os desafios da formação dos professores de ciências – reflexões e práticas.
Orientação: Roberto de Andrade Martins.
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, UNIFESP.
Início: 2019.
Taluan Nogueira
Desenvolvimento de experimentos investigativos para o Ensino Fundamental II com base em planos curriculares nacionais.
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Graduação em Ciências, UNIFESP.
Início: 2019.