Orientações em andamento

Anderson Ricardo Carlos

Contribuições de João Batista de Lacerda (1846-1915) para a ciência no Brasil.

Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.

Doutorado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2020.

Aurelio Bianco Pena

História da ciência e natureza da ciência: linhas do tempo em centros de ciências.

Orientação: Cibelle Celestino Silva.

Doutorado em Interunidades em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2024.

Bruno de Fancio Lima

História da Biologia como inovação no ensino de ciências.

Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.

Mestrado em Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2021.

Bruno Maurício Batista de Albuquerque

A quantificação da Eletricidade na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX.

Orientação: Breno Arsioli Moura.

Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática, UFABC.

Início: 2024.

Caique Iamonico dos Santos

Os itinerários de Spix e Martius por São Paulo: geografia, população e as impressões de europeus sobre o território paulista.

Orientação: Breno Arsioli Moura.

Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática, UFABC.

Início: 2022.

Cleyton Alves de Oliveira

Mario Schenberg e a proposição do processo Urca: elementos da natureza das ciências para um ensino de física humanizado.

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Graduação em Ciências, UNIFESP.

Início: 2021.

Crislanda Lima Pereira

Hilma af Klint, abstração geométrica e Física Moderna: representações imagéticas através da estética teosófica do mundo subatômico.

Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.

Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.

Início: 2024.

Deyvid José Souza Santos

A escuta do passado como possibilidade de compreensão e transformação do presente: uma proposta de valorização das tradições culturais de povos originários brasileiros na formação de docentes de ciências da natureza..

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Doutorado em Ensino de Ciências -Modalidade Física, USP.

Início: 2022.

Fernando Luiz de Lima Domingos

Sobre as Relações entre as Cosmovisões Científica e Religiosa: reflexões e possibilidades para o ensino de ciências a partir da biografia de Arthur S. Eddington.

Orientação: Cibelle Celestino Silva.

Doutorado em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2022.

Gabriel Simei Faganello

Revisitando as Guerras Sistemáticas: uma reinterpretação das origens e consequências de um conturbado capítulo na Sistempatica Biológicas para a Sistemática Filogenética.

Orientação: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada, USP.

Início: 2023.

Gilson Francisco Contreiras Diogo

Diversidade cultural no ensino de ciências: um olhar na realidade angolana.

Orientação: Cibelle Celestino Silva.

outorado em Interunidades em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2024.

Giselle Gualberto Lima.

Mulheres na história das ciências: peculiaridades e contextos revelados em uma trajetória.

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências), UNIFESP.

Início: 2021.

Iane Ohanna de Araújo Labre da Nóbrega

O episódio das “Garotas do Rádio” no Ensino Médio.

Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UFRN.

Início: 2024.

Iderlândia Souza de Medeiros

O EPISÓDIO HISTÓRICO DAS GAROTAS DO RÁDIO NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, UFRN.

Início: 2023.

João Pedro Ocanha Krizek

Das Vacas Leiteras Aos Consultórios Médicos: Uma Tradução Comentada De ?An Inquiry Into The Causes And Effects Of Variolae Vaccinae? De Edward Jenner (1749-1823).

Orientação: Breno Arsioli Moura.

Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática, UFABC.

Início: 2024.

João Vítor Gonçalves

Frankenstein de Mary Shelley e a ciência do século 19: articulações entre educação científica, sociedade e cultura.

Orientação: Breno Arsioli Moura.

Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, UFABC.

Início: 2021.

Jorge Luiz de Carvalho do Nascimento

COUTO DE MAGALHÃES E A CIVILIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS.

Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.

Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.

Início: 2023.

Júlia de Camargo Fernandes

Teoria da informação no contexto do século XX.

Orientação: Cibelle Celestino Silva.

Mestrado profissional em Física, IFSC-USP.

Início: 2024.

Kaua Estevam Cardoso de Freitas

Análise retórica do discurso científico: o caso de Michael Faraday.

Orientação: Cibelle Celestino Silva.

Mestrado em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2022.

Luana Beatriz Xavier Nunes

Indicadores de alfabetização científica e construção de argumentos em uma sequência de ensino investigativa sobre sistema circulatório e história da ciência.

Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.

Doutorado em Programa de PG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2023.

Marcelo Monetti Pavani

Em produção.

Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.

Mestrado em Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2023.

Marcos Vinícius Ribeiro Ferreira

O fenômeno da crença no tratamento precoce para a COVID-19: reflexões acerca da natureza da ciência em sociedade na formação inicial de professores.

Orientação: Cibelle Celestino Silva.

Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), USP.

Início: 2021.

Maria Veronica Silva Vilariño Aguilera

Cometas: em busca de saberes.

Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.

Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.

Início: 2022.

Matheus Luciano Duarte Cardoso.

Ensino de ciências da natureza e justiça social: Potencialidades formativas das narrativas históricas e questões sociocientíficas.

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), USP.

Início: 2023.

Natã de Araújo Santana

As mudanças de paradigma da Cosmologia e suas relações com a Matemática..

Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.

Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.

Início: 2023.

Pedro de Lima Navarro

As traduções portuguesas do Origin of species e do Descent of man no Brasil e em Portugal e suas relações com a recepção da proposta de Darwin no Brasil no final do século XIX e início do século XX.

Orientação: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.

Doutorado no PPG de Biologia Comparada, FFLCRP, USP.

Início: 2020.

Rildo Pereira da Silva

Marcos Históricos da Ciência na narrativa dos cordelistas: representações socioculturais a partir do senso comum.

Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.

Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.

Início: 2023.

Rodrigo Lacerda Paz

Investigando referências a episódios históricos na Educação Básica, no Ensino Superior e na Divulgação Científica.

Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

Graduando em Física, UFRN.

Início: 2024.

Rodrigo Souza

Robert Hooke e a Lei das Molas na formação docente.

Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, UFRN.

Início: 2024.

Thiago Siqueira dos Reis da Silva

Alinhamento astronômico de igrejas católicas na cidade do Rio de Janeiro.

Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.

Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.

Início: 2022.

Tiago de Araujo Paula

Física Moderna e Natureza da Ciência no Ensino Médio.

Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, UFRN.

Início: 2022.

Tiago Guimarães Inêz

Processo de reconstrução curricular em comunidade de prática.

Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.

Doutorado em Programa de PG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2021.

Vanessa Cristina da Silva Ferreira

Astronomia e Cultura surda.

Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.

Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.

Início: 2024.