Anderson Ricardo Carlos
Contribuições de João Batista de Lacerda (1846-1915) para a ciência no Brasil.
Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.
Doutorado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2020.
Aurelio Bianco Pena
História da ciência e natureza da ciência: linhas do tempo em centros de ciências.
Orientação: Cibelle Celestino Silva.
Doutorado em Interunidades em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2024.
Bruno de Fancio Lima
História da Biologia como inovação no ensino de ciências.
Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.
Mestrado em Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2021.
Bruno Maurício Batista de Albuquerque
A quantificação da Eletricidade na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX.
Orientação: Breno Arsioli Moura.
Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática, UFABC.
Início: 2024.
Caique Iamonico dos Santos
Os itinerários de Spix e Martius por São Paulo: geografia, população e as impressões de europeus sobre o território paulista.
Orientação: Breno Arsioli Moura.
Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática, UFABC.
Início: 2022.
Cleyton Alves de Oliveira
Mario Schenberg e a proposição do processo Urca: elementos da natureza das ciências para um ensino de física humanizado.
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Graduação em Ciências, UNIFESP.
Início: 2021.
Crislanda Lima Pereira
Hilma af Klint, abstração geométrica e Física Moderna: representações imagéticas através da estética teosófica do mundo subatômico.
Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.
Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.
Início: 2024.
Deyvid José Souza Santos
A escuta do passado como possibilidade de compreensão e transformação do presente: uma proposta de valorização das tradições culturais de povos originários brasileiros na formação de docentes de ciências da natureza..
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Doutorado em Ensino de Ciências -Modalidade Física, USP.
Início: 2022.
Fernando Luiz de Lima Domingos
Sobre as Relações entre as Cosmovisões Científica e Religiosa: reflexões e possibilidades para o ensino de ciências a partir da biografia de Arthur S. Eddington.
Orientação: Cibelle Celestino Silva.
Doutorado em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2022.
Gabriel Simei Faganello
Revisitando as Guerras Sistemáticas: uma reinterpretação das origens e consequências de um conturbado capítulo na Sistempatica Biológicas para a Sistemática Filogenética.
Orientação: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada, USP.
Início: 2023.
Gilson Francisco Contreiras Diogo
Diversidade cultural no ensino de ciências: um olhar na realidade angolana.
Orientação: Cibelle Celestino Silva.
outorado em Interunidades em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2024.
Giselle Gualberto Lima.
Mulheres na história das ciências: peculiaridades e contextos revelados em uma trajetória.
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências), UNIFESP.
Início: 2021.
Iane Ohanna de Araújo Labre da Nóbrega
O episódio das “Garotas do Rádio” no Ensino Médio.
Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.
Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UFRN.
Início: 2024.
Iderlândia Souza de Medeiros
O EPISÓDIO HISTÓRICO DAS GAROTAS DO RÁDIO NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.
Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, UFRN.
Início: 2023.
João Pedro Ocanha Krizek
Das Vacas Leiteras Aos Consultórios Médicos: Uma Tradução Comentada De ?An Inquiry Into The Causes And Effects Of Variolae Vaccinae? De Edward Jenner (1749-1823).
Orientação: Breno Arsioli Moura.
Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática, UFABC.
Início: 2024.
João Vítor Gonçalves
Frankenstein de Mary Shelley e a ciência do século 19: articulações entre educação científica, sociedade e cultura.
Orientação: Breno Arsioli Moura.
Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, UFABC.
Início: 2021.
Jorge Luiz de Carvalho do Nascimento
COUTO DE MAGALHÃES E A CIVILIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS.
Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.
Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.
Início: 2023.
Júlia de Camargo Fernandes
Teoria da informação no contexto do século XX.
Orientação: Cibelle Celestino Silva.
Mestrado profissional em Física, IFSC-USP.
Início: 2024.
Kaua Estevam Cardoso de Freitas
Análise retórica do discurso científico: o caso de Michael Faraday.
Orientação: Cibelle Celestino Silva.
Mestrado em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2022.
Luana Beatriz Xavier Nunes
Indicadores de alfabetização científica e construção de argumentos em uma sequência de ensino investigativa sobre sistema circulatório e história da ciência.
Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.
Doutorado em Programa de PG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2023.
Marcelo Monetti Pavani
Em produção.
Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.
Mestrado em Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2023.
Marcos Vinícius Ribeiro Ferreira
O fenômeno da crença no tratamento precoce para a COVID-19: reflexões acerca da natureza da ciência em sociedade na formação inicial de professores.
Orientação: Cibelle Celestino Silva.
Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), USP.
Início: 2021.
Maria Veronica Silva Vilariño Aguilera
Cometas: em busca de saberes.
Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.
Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.
Início: 2022.
Matheus Luciano Duarte Cardoso.
Ensino de ciências da natureza e justiça social: Potencialidades formativas das narrativas históricas e questões sociocientíficas.
Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.
Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), USP.
Início: 2023.
Natã de Araújo Santana
As mudanças de paradigma da Cosmologia e suas relações com a Matemática..
Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.
Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.
Início: 2023.
Pedro de Lima Navarro
As traduções portuguesas do Origin of species e do Descent of man no Brasil e em Portugal e suas relações com a recepção da proposta de Darwin no Brasil no final do século XIX e início do século XX.
Orientação: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.
Doutorado no PPG de Biologia Comparada, FFLCRP, USP.
Início: 2020.
Rildo Pereira da Silva
Marcos Históricos da Ciência na narrativa dos cordelistas: representações socioculturais a partir do senso comum.
Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.
Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.
Início: 2023.
Rodrigo Lacerda Paz
Investigando referências a episódios históricos na Educação Básica, no Ensino Superior e na Divulgação Científica.
Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.
Graduando em Física, UFRN.
Início: 2024.
Rodrigo Souza
Robert Hooke e a Lei das Molas na formação docente.
Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.
Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, UFRN.
Início: 2024.
Thiago Siqueira dos Reis da Silva
Alinhamento astronômico de igrejas católicas na cidade do Rio de Janeiro.
Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.
Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.
Início: 2022.
Tiago de Araujo Paula
Física Moderna e Natureza da Ciência no Ensino Médio.
Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.
Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, UFRN.
Início: 2022.
Tiago Guimarães Inêz
Processo de reconstrução curricular em comunidade de prática.
Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.
Doutorado em Programa de PG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.
Início: 2021.
Vanessa Cristina da Silva Ferreira
Astronomia e Cultura surda.
Orientação: Walmir Thomazi Cardoso.
Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemmologia, UFRJ.
Início: 2024.