Orientações em andamento

Alana Adler de Oliveira

O papel do registro fóssil na gênese do pensamento evolutivo de Charles Darwin: análise diacrônica dos ‘Transmutations Notebooks’ (1837 e 1839).

Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.

Graduação em Ciências Biológicas, USP, PUB.

Início: 2020.

Anderson Ricardo Carlos

Contribuições de João Batista de Lacerda (1846-1915) para a ciência no Brasil.

Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.

Doutorado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2020.

Aurelio Bianco Pena

Comunicação, comunidade e informação: um estudo da gênese da teoria da informação.

Orientação: Cibelle Celestino Silva.

Mestrado no PPG de Física, IFSC-USP.

Início: 2021.

Camila Ramalho de Freitas

Como a ciência é pensada para mulheres e por elas: um estudo de caso a partir de uma contribuição de Bertha Lutz.

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Graduação em Ciências, Unifesp.

Início: 2021.

Christine Janczur

Fontes originais da história da ciência no ensino de biologia: tradução comentada das partes II e III da obra Introduction à l?étude de la médecine expérimental (1865) de Claude Bernard.

Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.

Doutorado em Ciências Biológicas, USP, CAPES.

Início: 2016.

Ciro Thadeu Tomazella Ferreira

Matematização da natureza no século XVII.

Orientação: Cibelle Celestino Silva.

Mestrado no PPG de Física, IFSC-USP, USP, CNPq.

Início: 2018.

Cleyton Alves de Oliveira

Mario Schenberg e a proposição do processo Urca: elementos da natureza das ciências para um ensino de física humanizado.

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Graduação em Ciências, UNIFESP.

Início: 2021.

Débora de Cássia Gomes Cruz

As mulheres na história das ciências: ocuparam espaços e foram ouvidas?

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Projeto de Extensão. Universidade Federal de São Paulo.

Início: 2021.

Deyvid José Souza Santos

História e filosofia das ciências no contexto escolar pós-moderno: uma proposta de resgate do diálogo com a tradição.

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, UNIFESP.

Início: 2019.

Diana Borges dos Santos

O papel dos estudos geológicos nas teorias sobre a transmutação das espécies no século XIX: uma contribuição histórica para o ensino de evolução.

Orientação: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.

Doutorado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2017.

Eduardo Ruan Saraiva

Alfabetização científica e a natureza da ciência: elaboração de uma sequência didática sobre física envolvida na pandemia de COVID-19.

Orientação: Cibelle Celestino Silva.

Mestrado no PPG de Física, USP.

Início: 2021.

Fernanda Gonçalves Arcanjo

O gene e suas relações com a evolução e desenvolvimento: da Genética clássica à Síntese moderna (1926-1940)?.

Orientação: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.

Doutorado no PPG de Biologia Comparada, USP, CAPES.

Início: 2019.

Fernando de Jesus Guilger

História das ciências, física e arte no ensino: um estudo de caso a partir da Divina Comédia e do Tratado da Esfera na formação inicial de professores.

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, UNIFESP.

Início: 2019.

Francisco Aparecido Cardeira

Pós-apropriações do Frasco Dewar para propósitos diferentes: abordando questões sociocientíficas no ensino.

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Projeto de Extensão. Universidade Federal de São Paulo.

Início: 2021.

Gabriel Vanzo Rodrigues

A Teoria do Equilíbrio Pontuado: Uma análise dos estudos de Stephen Jay Gould de 1971 a 2002.

Orientação: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.

Mestrado em Biologia Comparada, FFCLRP, USP, CAPES.

Início: 2020.

Giuliana Uchôa Carrieri

A observação de animais ao longo da história da biologia: a descrição de serpentes como estudo de caso para um ensino contextual de ciências.

Orientação: Maria Elice de Brzezinski Prestes.

Mestrado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2019.

Heloísa Mariana Soares

O Princípio de Pascal no Ensino Superior em abordagem multicontextual (histórico-filosófica e conceitual).

Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

Mestrado profissional no PPG de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFRN.

Início: 2021.

Jean Costa

Um estudo crítico dos primeiros escritos de Thomas Young (1773-1829) sobre óptica.

Orientação: Breno Arsioli Moura.

Graduando em Ciência e Tecnologia, UFABC.

Início: 2020.

João Vítor Gonçalves

Frankenstein de Mary Shelley e a ciência do século 19: articulações entre educação científica, sociedade e cultura.

Orientação: Breno Arsioli Moura.

Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, UFABC.

Início: 2021.

José Antônio Ferreira Pinto

Discutindo a natureza da ciência na formação de professores em uma perspectiva histórico investigativa: o episódio da garrafa de Leyden.

Orientação: Cibelle Celestino Silva.

Doutorado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2017.

José Guilherme Lício

Deuses e Quarks: A percepção retórica da física de partículas por alunos da educação básica.

Orientação: Cibelle Celestino Silva.

Doutorado no PPG Interunidades em Ensino de Ciências, USP.

Início: 2018.

Karel Pontes Leal

Natureza e história das ciências: discutindo eventos do desenvolvimento da radioatividade.

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Doutorado no PPG de Ensino de Ciência, USP, CPGI.

Início: 2019.

Mara Cristina Júlio de Oliveira

Princípio de Arquimedes: uma abordagem multicontextual na formação docente.

Orientação: Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira.

Mestrado profissional no PPG de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFRN.

Início: 2020.

Marcos Vinícius Ribeiro Ferreira

Kit Covid: como transformar desinformação em aprendizagem sobre Ciências?

Orientação: Cibelle Celestino Silva.

Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), USP.

Início: 2021.

Matheus Cardoso

Criação de vídeos curtos de episódios da história da fotossíntese.

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Projeto de extensão. Universidade Federal de São Paulo.

Início: 2021.

Natália Soares Balbino

Mulheres na história das ciências: construindo uma proposta para o ensino fundamental.

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Projeto de Extensão. Universidade Federal de São Paulo.

Início: 2021.

Pedro de Lima Navarro

As traduções portuguesas do Origin of species e do Descent of man no Brasil e em Portugal e suas relações com a recepção da proposta de Darwin no Brasil no final do século XIX e início do século XX.

Orientação: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.

Doutorado no PPG de Biologia Comparada, FFLCRP, USP.

Início: 2020.

Regina Carneiro Silva

A moléstia dos escravos: estudo historiográfico sobre o ?ainhum? no Brasil.

Orientação: Breno Arsioli Moura.

Graduando em Ciência e Tecnologia, UFABC.

Início: 2020.

Renan Siqueira da Silva

O cinema como fonte histórica da ciência: uma análise da ficção-científica brasileira entre 1960 e 2010.

Orientação: Breno Arsioli Moura.

Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática, UFABC.

Início: 2019.

Rodolfo Moreno Guidil Roda

Revisitando Gil-Pérez e colaboradores: uma análise sobre a visão consensual da natureza da ciência.

Orientação: Roberto de Andrade Martins.

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, UNIFESP.

Início: 2019.

Sabrina Sobral Marchetto Leite

Os desafios da formação dos professores de ciências – reflexões e práticas.

Orientação: Roberto de Andrade Martins.

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, UNIFESP.

Início: 2019.

Taluan Nogueira

Desenvolvimento de experimentos investigativos para o Ensino Fundamental II com base em planos curriculares nacionais.

Orientação: Thaís Cyrino de Mello Forato.

Graduação em Ciências, UNIFESP.

Início: 2019.