GHTC

    O Grupo de História e Teoria da Ciência (GHTC) foi criado em 1991 por Roberto de Andrade Martins, do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, do Instituto de Física “Gleb Wataghin”, da Unicamp. O Professor Roberto Martins contribuiu de diferentes maneiras para o desenvolvimento da História da Ciência no Brasil. A sua vasta produção de livros e artigos que perpassa a história da física, da biologia e da medicina, tem contribuído para a formação de profissionais das mais diferentes áreas acadêmicas. Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, sua obra contribuiu para a projeção da História da Ciência realizada em nosso país na esfera internacional. Esteve envolvido na fundação das associações científicas que mantém expressiva atuação da área, como a Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC), em 2000, e a Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB), fundada em 2006. Formou grande número de profissionais para a área, parte dos quais integra o GHTC.

    Os integrantes do grupo incorporaram, crescentemente, atuação na área de educação científica. Por essa razão, em 2010, o grupo mudou o nome para Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências, mantendo a sigla GHTC.

    O GHTC vem colhendo frutos de estreita colaboração entre seus participantes. Destaca-se a ampliação na formação de profissionais da área de História da Ciência, por meio de ações alicerçadas em cursos de graduação e pós-graduação de sete unidades universitárias do país: da Universidade de São Paulo participam pesquisadores de três campi, o Instituto de Física de São Carlos, o Instituto de Biociências do campus da capital paulista e o Departamento de Biologia do campus de Ribeirão Preto. As parcerias se amplificam com a integração da Universidade Federal de São Paulo do campus Diadema, a Universidade Federal do ABC, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

    Os cerca de 40 estudantes atuais, de graduação e pós-graduação, mantêm uma interação direta entre si em seminários mensais iniciados em março de 2020. Por meio de plataforma virtual, os seminários viabilizam a análise e discussão de temas relevantes da história da ciência e suas interfaces com o ensino de ciências, fomentando o diálogo, a troca de experiências e a colaboração em projetos de pesquisa entre todos os integrantes.

    As pesquisas do grupo contemplam temas diversos e interdisciplinares, perpassando os campos da história da física, da biologia e da astronomia cultural, com frequente abordagem da história da ciência no âmbito da educação em ciências.

    Além do público especializado, nossas ações formativas, de ensino, de extensão, de pesquisa e publicações voltam-se, também, para estudantes de graduação e pós-graduação nos diversos cursos em que atuamos, produção de material educacional e de divulgação, programas de televisão, entre outros.

    Ao longo de seus 30 anos, o GHTC tem buscado compreender a história das ciências em suas várias dimensões, utilizando uma pluralidade de métodos e abordagens a depender dos temas e objetivos das pesquisas desenvolvidas por nós.