Capítulo 3: O Pensamento Filosófico e a Origem do Universo

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

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        Em cada momento, o conhecimento sobre o universo vai se modificando, e da mesma forma mudam as explicações dadas sobre a sua origem. Algumas mudanças de visão sobre o universo são radicais e profundas. Anaximandro, ao contrário de outros pensadores anteriores, coloca claramente a visão de algo infinito e ilimitado, enquanto que a visão mais imediata do mundo é a de que ele é finito, e que termina “logo ali”, no céu. Mas o que existe depois do céu? E depois? E depois? ... Pensar sobre o que está além de tudo o que se conhece é um passo de enorme importância, típico da Filosofia.

        Anaximandro imaginou que, a partir do ápeiron eterno, separaram-se as origens do quente e do frio. A parte fria (que talvez fosse um tipo de bruma ou umidade) se concentrou no centro de tudo, formando a Terra, envolvida por ar; e, em torno do ar, teria se formado uma espécie de casca, cercada por uma esfera de fogo. Depois, ela se rompe, quebrando-se em certos círculos, que formam o Sol, a Lua e as estrelas. Segundo Anaximandro, inicialmente, toda a Terra era uma massa úmida; mas o calor do Sol secou uma parte, que se tornou a terra sólida; a umidade que sobrou se tornou o mar; e os vapores que saíram da Terra pelo calor do Sol produziram ventos, que colocaram os astros em movimento. 

        Aqui, pode-se ver que Anaximandro tenta justificar vários aspectos do universo que conhecemos a partir de explicações que se baseiam em fenômenos conhecidos: o calor do Sol pode realmente secar uma região alagada, pode produzir vapores, etc. É claro que não acreditamos, hoje em dia, que os ventos possam movimentar os astros celestes; mas, para a época, essa não era uma idéia absurda, e é preciso avaliar cada concepção dentro de seu próprio tempo.

        Isso é tudo o que se pode dizer sobre o pensamento cosmogônico de Anaximandro, a partir das poucas informações que restaram de sua época. Por um lado, seu pensamento pode ser considerado como muito primitivo, comparado com aquilo que qualquer criança atual sabe sobre o universo. Por outro lado, sob o ponto de vista de sua época, trata-se de uma tentativa extremamente ousada e admirável de explicar racionalmente aquilo que se conhecia sobre o mundo, deixando de lado toda a tradição mitológica.

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