Capítulo 7: Kant e Laplace: A Formação do Sistema Solar

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
CAPÍTULO 7 - KANT E LAPLACE: A FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR


    7.1 AS LEIS DA NATUREZA

        Após a crítica de Newton, a teoria de Descartes vai gradualmente perdendo a aceitação que tinha. No entanto, durante muito tempo, não surge uma alternativa. A questão da origem do universo volta a ser um problema puramente religioso. Há algumas tentativas isoladas: Georges Louis Leclerc, conde de Buffon (1707-1788), por exemplo, propõe uma explicação para a formação do sistema solar. Ele supõe que um cometa passou perto do Sol, ou se chocou com ele, e arrancou um jato de matéria, que começou a girar em torno do Sol e formou os planetas. Mas essa proposta não teve o mesmo grau de importância da teoria de Descartes.
 

Immanuel Kant, importante filósofo do século XVIII.
        A tentativa posterior mais interessante de tentar desenvolver uma teoria sobre a origem do universo, a partir da física de Newton, é feita pelo famoso filósofo Immanuel Kant. Kant apresenta sua teoria em uma obra publicada em 1755 e que tem o longo título: “História Geral da Natureza e Teoria do Céu, ou Ensaio sobre a Constituição e a Origem Mecânica do Universo em sua Totalidade, de Acordo com os Princípios de Newton”.

        O objetivo de Kant, nessa obra, é mostrar que basta aceitar as leis da física newtoniana e fazer algumas hipóteses simples sobre o estado inicial do universo, para chegar a uma explicação do universo atual. Mas, antes de expor suas idéias, ele se defende de qualquer acusação de ateísmo. Kant afirma que a ordem e a beleza que vemos no universo não são uma indicação direta de que Deus estabeleceu, na criação do mundo, essa ordem. A ordem que observamos, diz Kant, vem de um desenvolvimento natural da matéria do universo. Mas ele adiciona: toda ordem e beleza do 

universo é causada pelas leis naturais; e essas leis naturais não podem ter surgido por si próprias do nada. Assim, a própria existência das leis naturais que dirigem a evolução do universo seria uma forte indicação da existência de Deus e da sabedoria divina.

         Kant conhece muito bem os filósofos antigos, e diz expressamente que sua teoria tem boa semelhança com a dos antigos atomistas – Leucipo, Demócrito, Epicuro e Lucrécio. Mas, enquanto os atomistas vêem no universo apenas o resultado do acaso, Kant vê o resultado da ordem e de leis.

.
Página anterior
90
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA