Capítulo 3: O Pensamento Filosófico e a Origem do Universo

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        Essa substância primordial, o ápeiron, seria indestrutível, ou “imortal”: ela não deixa de existir quando a partir dele se formam as diferentes substâncias e coisas do universo, mas continuaria a existir dentro delas, tendo apenas adquirido uma nova aparência. Essa idéia elimina, portanto, a possibilidade de um início absoluto de tudo: o ápeiron não tem início, ele sempre existiu. Pelo contrário, o universo provém do ápeiron, e pode não ser eterno. Talvez Anaximandro tivesse concebido a possibilidade de diversos mundos, formando-se a partir da destruição do anterior; mas não se sabe com certeza se ele de fato defendeu essa idéia.

        O ápeiron seria infinito, preenchendo todo o espaço. Não existiria nenhum lugar vazio ou com outro tipo de substância. O ápeiron existiria dentro de tudo o que conhecemos.

        Os filósofos pós-socráticos que descreveram o pensamento de Anaximandro lhe atribuem a idéia de que os opostos provêm da separação a partir do ápeiron. Isso não quer dizer que o ápeiron fosse uma mistura de opostos: ele é uma substância única. Talvez uma boa comparação fosse a seguinte: suponhamos que exista uma grande extensão de areia, totalmente plana, sem altos nem baixos. Pode-se fazer um buraco nessa areia, mas, para isso, a areia tirada do buraco precisa ser colocada em algum lugar e vai produzir um monte, de volume equivalente ao do buraco. O buraco e o monte podem ser considerados como opostos, que não existiam antes, mas que passam a existir ao mesmo tempo, a partir de algo que não tinha nem buracos nem montes.

        É a partir do ápeiron que se forma o mundo. Anaximandro parece ter sido o primeiro pensador grego a propor uma teoria racional pela qual o mundo se forma a partir de uma matéria que existe por si mesma, e na qual não existe a intervenção de deuses ou outros seres sobrenaturais.
 
        Anaximandro apresenta uma certa visão do universo que ainda é bastante primitiva. A Terra, para ele, ainda não é esférica: é um cilindro, com diâmetro três vezes maior do que a altura. O mundo habitado estaria em uma das superfícies planas do cilindro. Essa visão não é muito diferente da de um disco, que já foi indicada, e que existia já na época de Homero. No entanto, surge um elemento interessante, em Anaximandro. Ele não vai propor que existe algo debaixo da Terra que a sustenta, como os pensadores anteriores. Ele vai dizer que a Terra está no centro de tudo, e que por isso fica em equilíbrio, não podendo se mover nem para um lado, nem para o outro. O céu deixa, portanto, de ser 

Para Anaximandro a Terra era um cilindro com diâmetro três vezes maior que a altura.
imaginado como uma simples cúpula acima da superfície da Terra, e passa a ser pensado como algo que a cerca por todos os lados: uma esfera. Esse é um grande avanço, para a época.

.
Página anterior
37
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA