Capítulo 3: O Pensamento Filosófico e a Origem do Universo

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
    3.4 ANAXÍMENES E A IMPORTÂNCIA DO AR

        Após Anaximandro, outro filósofo importante foi Anaxímenes, da mesma cidade de Mileto. Para ele, o princípio material de todas as coisas era o ar. Ao se tornar mais rarefeito, ele se tornaria fogo; ao se tornar mais denso, produziria nuvens, depois água, terra e rochas. O frio e o calor não seriam poderes independentes, mas associados ao estado do ar: o ar, ao se condensar, produziria o frio; e, ao se rarefazer, produziria calor. Todos os materiais e todas as coisas viriam, portanto, do ar. Esse ar, para Anaximandro, é um elemento que está sempre se movendo, ou seja, é um princípio dinâmico. O ar não teria sido produzido por nenhum deus, mas todos os deuses teriam vindo do ar, isto é, ele seria a origem até mesmo dos deuses.

        De onde Anaxímenes tirou essa idéia? Novamente, não se sabe. Pode ser que a grande importância que ele dá ao ar venha da observação daquilo que chamamos “mudanças de estado”: o fogo parece ser apenas um ar muito quente; e, como o vapor d'água é transparente, as nuvens e a água parecem se formar a partir do próprio ar.

        Por outro lado, ele parece também ter chamado a atenção para a importância do ar nos seres vivos: o animal que é impedido de respirar morre. O ar seria, assim, essencial para a vida. Ele parece ter identificado a alma com um tipo de ar interno. Essa é uma idéia que aparece, a nível mitológico, em muitas civilizações.  Por exemplo: Tupana dá a 
vida ao primeiro homem, feito do barro, soprando sobre ele, exatamente como na Bíblia. O alento ou respiração, em grego, se chama “pneuma” (daí vem “pneumonia”, uma doença do pulmão, que é o órgão da respiração). No pensamento indiano antigo, a força vital é chamada “pràna”, que é também o nome dado à respiração.

        Para Anaxímenes, a Terra é um disco achatado, muito fino, que flutua cercado pelo ar. Ela não cai apenas por ser muito fina e grande, por isso fica pairando, como uma folha no ar. Também os astros celestes – Sol, Lua, etc. – seriam discos finos, de fogo, que também flutuariam no ar. Por isso, seus movimentos seriam produzidos também pelo ar.


Para Anaxímenes, a Terra é um disco achatado e fino, que flutua no ar, assim como o sol.

.
Página anterior
39
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA