Capítulo 7: Kant e Laplace: A Formação do Sistema Solar

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        A organização começaria a ocorrer no universo todo em torno de um centro de atração. Um universo infinito não pode ter um centro; mas Kant supõe que Deus escolheu uma certa região do universo para ser o ponto a partir do qual começaria a organização do caos. Essa seria uma região de maior densidade. Ele supõe que, embora o espaço infinito seja todo cheio de matéria, sua densidade vai diminuindo desse “centro” para os pontos mais distantes. Como as atrações dependem da densidade, todos os fenômenos vão começar a ocorrer mais rapidamente em pontos próximos a esse centro de maior densidade, e só depois, gradualmente, vão ocorrendo movimentos semelhantes nos pontos mais distantes. Todo o universo formaria então um sistema único, com uma hierarquia de níveis de organização, formando estruturas sempre semelhantes, mas de diferentes dimensões.

        Em torno da região central de maior densidade, começaria a se formar um sistema imenso, de tamanho crescente, em rotação, girando em torno de um corpo central de massa enorme. Dentro dessa matéria girante, à medida que o tempo fosse passando, surgiriam nebulosas elípticas, dentro de cada uma delas surgiriam milhares de estrelas, cada uma com seus planetas e luas. A formação começaria em torno do centro, mas depois as regiões sucessivamente mais distantes também iriam sendo colocadas em movimento e se organizando. Assim, o processo de organização do universo iria ocorrendo sempre. Os primeiros “mundos” (estrelas com planetas) formados próximos ao centro poderiam se extinguir depois de um certo tempo, enquanto outros, cada vez mais distantes, estariam ainda começando a se formar.

        Esta é a visão geral que Kant apresenta da formação do universo e de todos os astros. Sua teoria é muito mais detalhada, mas a descrição aqui apresentada permite ter uma idéia sobre seus pontos principais. Vê-se que ele procura utilizar o conhecimento científico de sua época – tanto as observações astronômicas, quanto as teorias da física. Ele não se contenta com uma descrição vaga, mas muitas vezes procura fazer cálculos que permitam comparar sua proposta com o que existe no universo. Em grande parte, a teoria é apenas descritiva e qualitativa, mas pode ser considerada como um grande avanço, comparada com a de Descartes. Através de suas intuições sobre o universo, Kant conseguiu sugerir várias idéias que são atualmente aceitas.

        A teoria de Kant quase não teve repercussão, em sua época. O motivo principal foi que seu livro foi pouco lido. Ocorreu que a gráfica que imprimiu a primeira edição desse livro foi à falência logo depois da publicação, e o livro não chegou a ser distribuído. Todo o estoque da obra desapareceu, depois, tendo circulado pouquíssimas cópias. Kant divulgou parte de suas idéias em outras obras, mas uma segunda edição só foi publicada no final do século XVIII. Assim, a falta de divulgação fez com que o impacto desse livro, na época, fosse muito pequeno.

.
Página anterior
100
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA