Capítulo 6: O Pensamento Científico Moderno e a Origem do Mundo

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        Newton provou também que, mesmo se fossem feitas modificações nas suposições a respeito do “segundo elemento”, para permitir explicar a terceira lei de Kepler, surgiriam outros problemas: não seria possível explicar a forma exata das órbitas dos planetas (que é uma elipse) nem calcular corretamente as variações de velocidade dos planetas, quando eles se aproximam ou afastam do Sol.

        No caso dos cometas, Newton apresenta uma crítica ainda mais pesada. Graças aos estudos que foram realizados, na época, sobre o cometa de Halley, verificou-se que este mesmo cometa aparecia repetidamente, de tempos em tempos iguais, e que tinha uma órbita em forma de elipse muito alongada, em torno do Sol. A teoria da gravitação de Newton permitia calcular corretamente o movimento desse cometa. Mas, na teoria de Descartes, os cometas não deveriam retornar nunca: eles deveriam ficar passando de um turbilhão para outro, e seu movimento seria totalmente irregular.

        Newton estuda também os satélites que se movem em torno dos planetas, e mostra que o turbilhão que Descartes imagina em torno de cada planeta deveria sofrer influência do turbilhão do Sol, e que eles não poderiam existir ao mesmo tempo.

        Haveria outras dificuldades mais gerais, ainda. A estrela, no centro do turbilhão, está constantemente girando, e transmitindo sua rotação ao segundo elemento que a cerca. Para que o movimento da estrela não acabasse, seria necessário que houvesse algum fenômeno, alguma força, que mantivesse a sua rotação. Descartes não menciona nenhum mecanismo para isso. Nesse caso, a tendência natural seria que a estrela fosse diminuindo sua rotação, e acabasse parando.

        Através dessas e de outras críticas, em que utiliza cálculos matemáticos para determinar exatamente o que deveria acontecer, Newton mostra que a teoria de Descartes não é aceitável. Como a teoria da gravitação, sem nenhum turbilhão, permite explicar todos os movimentos celestes, Newton conclui que a teoria de Descartes deve ser rejeitada totalmente.

        Não se pode dizer, no entanto, que Newton pudesse explicar tudo o que Descartes explicava. Newton não tem uma teoria sobre a origem das estrelas, dos planetas ou do sistema solar. Ele reconhece que a sua teoria não permite explicar o motivo pelo qual todos os planetas giram no mesmo sentido, quase no mesmo plano, em torno do Sol. A teoria da gravitação permitiria que cada planeta girasse em um sentido diferente. A única explicação que havia sido proposta era a de Descartes. Qual a alternativa, agora? Newton desiste de uma explicação científica e retorna à religião:

.
Página anterior
88
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA