Capítulo 5: O Pensamento Medieval e o Renascentista

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

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        Esses quatro elementos estão distribuídos, no universo, dos mais grosseiros para os mais puros, de baixo para cima: a terra fica no centro, cercada pela água, que por sua vez é cercada pelo ar e que tem no seu alto o fogo celeste. Simbolicamente, aquilo que é mais alto é também melhor. Portanto, o céu é o padrão de perfeição e o fogo é o elemento superior a todos os outros. 
De fato, entenda bem que o Céu é o pai, princípio, natureza, fonte, origem dos elementos; e que esse mesmo Céu gerou no início a Terra, no lugar mais afastado dele próprio, no centro  do mundo. Depois, gerou a água, depois o ar e, no alto, ofogo... Por essa razão, o fogo é o melhor dos elementos, pois é o único que retorna à sua origem e capta o seu princípio, o único que chega à maior proximidade de seu pai Céu e lhe oferece beijos incessantes. 
        Bovelles comenta que os minerais não possuem cabeça; os vegetais possuem a “cabeça” para baixo, pois alimentam-se pelas raízes e as raízes estão em baixo e não em cima; os animais possuem a cabeça para o lado; e o homem possui a cabeça em cima de tudo. 
A cabeça do Homem, por natureza, ocupa soberbamente o topo do corpo; voltada para o céu, ela é feita para contemplar e examinar as extremidades do mundo, quero dizer: os corpos siderais ou celestes.
        Assim como o fogo retorna aos céus, a razão humana é feita para retornar também aos céus, para contemplar e compreender o universo. No entanto, retornar ao Céu não é afastar-se de si mesmo, pois a essência do homem é igual à essência do universo. Por isso, voltar-se para dentro é a mesma coisa que voltar-se para fora, para o mundo celeste:
Ele [o sábio] não se ausenta de si mesmo, ele não se abandona, só ele pode se recolher em si próprio, ele se torna constantemente o seu próprio espelho; ele se abraça a si mesmo, ele se volta para si, circularmente... Ele mora ao mesmo tempo no mundo sensível e no mundo intelectual. Pelo seu corpo, é verdade, ele vive sobre a terra com as feras, mas por seu espírito que se abre aos céus ele percorre caminhos celestes.
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