Capítulo 4: A Reinterpretação Filosófica dos Mitos

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

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        Há, portanto, o reconhecimento de uma fraqueza fundamental, impossível de ser superada, no conhecimento humano. Assim, apenas se pode falar sobre o “mito provável” a respeito da origem do universo (ou sobre qualquer outro “conhecimento” sobre o mundo).

        Apesar disso, o que Timeo vai apresentar não é uma idéia totalmente arbitrária, nem é o resultado da inspiração das Musas e sim o resultado de reflexão, de um esforço intelectual. Não é um “mero mito”. É um mito filosófico. Pode-se notar isso desde o princípio, quando ele procura argumentar que o universo tem necessariamente uma causa e que foi criado.

Terá o universo existido sempre, sem início? ou terá ele sido criado, e teve um início? Foi criado, eu respondo, pois ele é visível e tangível e tem um corpo, sendo portanto sensível; e todas as coisas sensíveis são apreendidas pela opinião e pelos sentidos e estão em um processo de criação e são criadas. 
        Note-se, aqui, a presença do argumento filosófico. Em um mito propriamente dito, não se discute se o universo sempre existiu ou não. Simplesmente se descreve como ele surgiu. Mas o Timeo começa por discutir se ele de fato surgiu ou se é eterno. E faz isso através de argumentos racionais e não através da inspiração divina ou baseando-se na tradição.

        É claro que não se pode dizer que esse argumento “prova” que o universo foi criado. Se admitirmos que tudo aquilo que é percebido pelos sentidos está sempre em um processo de mudança, a única conclusão a que se chega é que o universo antes era diferente do que é hoje; mas não é preciso concluir que ele teve um início e foi criado. O argumento não é decisivo, mas pelo menos existe uma discussão filosófica junto ao mito.
 

    4.3.2 O artesão do universo e o seu projeto

        Tendo admitido que o universo foi criado, Timeo pressupõe que houve um criador e discute como ele planejou o universo. Ele teria elaborado um projeto, um modelo perfeito, para que sua obra fosse o mais perfeita possível.

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