Capítulo 7: Kant e Laplace: A Formação do Sistema Solar

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.

onde v é a velocidade média das partículas da nuvem (proporcional à raiz quadrada da temperatura),é uma constante que depende do gás, G é a constante de atração gravitacional e d é a densidade da nuvem. É possível também calcular as massas mínimas de uma nuvem capaz de se contrair, pela relação acima e levando em conta que a massa é igual ao produto da densidade pelo volume da nuvem:

        Essa massa mínima depende apenas da densidade e da velocidade das partículas do gás. A altas temperaturas, só podem se concentrar grandes nuvens; a baixas temperatura, nuvens menores. Portanto, a formação das galáxias, que devem ter se originado de grandes nuvens, deve ter ocorrido a uma temperatura mais alta do que a formação das estrelas. Jeans avaliou que a formação das galáxias deve ter ocorrido a uma temperatura de cerca de mil graus, se a densidade inicial de matéria era de cerca de 10 g/cm . Posteriormente, a temperaturas bem mais baixas, e com uma maior densidade de matéria (no plano equatorial das galáxias), devem ter se formado as estrelas.

        É claro que não havia nenhum modo bem fundamentado, na época de Jeans, para avaliar qual poderia ser a temperatura e a densidade de matéria em uma época anterior do universo. Assim, era difícil saber quais valores deviam ser colocados em sua equação. Mas as equações de Jeans, em si mesmas, são até hoje muito úteis, e são usadas dentro de outras teorias mais amplas.

        À medida que a teoria de Laplace foi sendo estudada e criticada, surgiram várias tentativas de adaptá-la ou de sugerir outras teorias que explicassem os fenômenos conhecidos do sistema solar. No século XIX e principalmente no século XX, o conhecimento sobre o sistema solar e sobre a natureza dos planetas e seus satélites aumentou muito. Esse aumento de conhecimento, ao invés de facilitar a elaboração de teorias sobre a origem do sistema solar, dificultou muito esse trabalho. De fato: quanto mais se conhece sobre um assunto, mais difícil se torna explicar tudo o que se conhece.

.
Página anterior
104
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA