Capítulo 1: A Origem do Universo na Mitologia e na Religião |
TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO |
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1.4 AS SEMELHANÇAS
ENTRE OS MITOS DE DIFERENTES POVOS
É impossível descrever a mitologia de todos os povos. No entanto, estudos já realizados mostram que muitos temas e idéias básicas se repetem. Em alguns casos, a tradição de um povo pode ter sido passada a um outro povo. Afinal, os babilônicos, os egípcios, os gregos e outros povos da Antigüidade viviam próximos e possuíam relações comerciais e culturais muito fortes. O mais estranho, no entanto, é que mesmo os povos das Américas, da África ou da Austrália, que não parecem ter tido ligação com as culturas da Europa e da Ásia antiga, também desenvolveram mitos que possuem muitas semelhanças com aqueles. Como explicar isso? Em alguns casos, pode-se pensar em uma tradição comum, muito antiga. Assim, a mitologia grega e a indiana, por exemplo, possuem várias semelhanças que são atribuídas a uma cultura indo-européia primitiva, de onde teriam saído tanto os gregos quanto os indianos. Os estudos lingüísticos, no século passado, mostraram que os idiomas de muitos povos europeus e asiáticos possuem semelhanças tão grandes que deve-se supor que saíram todos de um só idioma comum; da mesma forma, isso deve ter acontecido com muitos outros elementos culturais e religiosos. Mas não se pode aplicar a mesma idéia ao mundo todo. Os idiomas africanos ou dos índios americanos, por exemplo, não possuem semelhança com os idiomas indo-europeus. É quase impossível se pensar em explicar por uma origem histórica comum as semelhanças entre mitos dos índios brasileiros, dos judeus e de povos da Austrália. O psicólogo Carl Jung propôs uma explicação para essas semelhanças. Ele supôs que o inconsciente de cada pessoa tem dois tipos de componentes: por um lado, lembranças pessoais de sua própria vida e, por outro lado, imagens impessoais, uma espécie de memória da raça humana, herdada por cada pessoa ao nascer. Esses dois tipos de inconscientes – o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo – poderiam se manifestar na produção de sonhos. Alguns sonhos possuem caráter pessoal e podem ser compreendidos pela lembrança de acontecimentos recentes ocorridos com a própria pessoa. Mas outros sonhos apresentam imagens impessoais e estranhas, que a própria pessoa não consegue associar com nada que lhe é conhecido. Esses sonhos viriam do inconsciente coletivo, uma espécie de depósito de imagens e símbolos, comuns a todos os seres humanos. Esses símbolos, que Jung chama de “arquétipos”, seriam também a fonte de onde seriam tirados todos os mitos. Isso explicaria as semelhanças entre mitos de civilizações totalmente distintas e sem ligação histórica conhecida. |
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CRONO LOGIA |