Profa. Dra. Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira

É bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em História da Ciência (bolsista FAPESP) e doutora em Filosofia/ Filosofia da Ciência (bolsista FAPESP) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP (bolsista FAPESP) e na PUC-SP (bolsista FAPESP). Foi coordenadora de área do PIBID-Física CAPES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desde 2008, é professora pesquisadora no Departamento de Física da UFRN. Atua como professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – Pólo UFRN. Realiza pesquisas principalmente nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência. É integrante do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (www.ghtc.usp.br) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e de Astronomia (UFRN).

PUBLICAÇÕES DE DESTAQUE

  • HIDALGO, J. M.; QUEIROZ, D. M; OLIVEIRA, M. C. J. A História da Ciência no PNLD 2018: o Princípio de Arquimedes como estudo de caso. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 2, p. 1251-1281, ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e76199. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/76199/47331
  • QUEIROZ, D. M.; HIDALGO, J. M. Biografias científicas com vistas à inserção didática: aportes da História e da História da Ciência. História da Ciência e Ensino: Construindo interfaces, v. 21, p. 65-86, 2020.
  • DRUMMOND, J. M. Hidalgo F.; OLIVEIRA, W. C.; FONSECA, D. S. Investigating the Didactic Use of Primary Sources on the History of Vacuum and Atmospheric Pressure. In: PRESTES, M. E. B.; SILVA, C. C. (Org.). Teaching Science with Context. 1ed. New York: Springer, 2018, v. 1, p. 315-331.
  • HIDALGO, J. M. Os primeiros artigos de William Crookes a respeito de fenômenos espiritualistas. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 13, p. 102-117, 2020.
  • HIDALGO, J. M.; ALVES, J. M.; SOUZA, F. A.; QUEIROZ, D. M. A História da Ciência (Distorcida ou Ausente) em Livros Didáticos: O Conteúdo sobre o Experimento de Torricelli como Estudo de Caso. Alexandria (UFSC), v. 11, p. 101-124, 2018.
  • FERREIRA, J. M. H. Estudando o invisível: William Crookes e a nova força. 1. ed. São Paulo: EDUC, 2004. v. 1. 566p.

Para a lista completa de publicações, visite:
Currículo Lattes