Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Física; Pós-Doutorado no Grupo de História e Teoria da Ciência (UNICAMP). Foi Dibner Library Resident Scholar no Smithsonian Institution em Washington, DC (2004-2005) e Visiting Research Fellow no The Bakken Museum, Minneapolis (2014), ambos nos EUA. Assessorou o projeto HIPST-History and Philosophy in Science Teaching: An European Project (2008). Foi diretora do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST) e da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC). Coordenou o Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP). Seus principais interesses de pesquisa são em história da ótica e eletromagnetismo e ensino de física, particularmente a abordagem histórico-investigativa na formação de professores.

PUBLICAÇÕES DE DESTAQUE

• TOMAZELLA F. C.; SILVA, C. C. The Roles of Mathematics in the History of Science: The Mathematization Thesis. Transversal: International Journal for the Historiography of Science 8: 6-25, 2020.
  • PRESTES, M. E. B. & SILVA, C. C. (eds). Teaching Science with Context – Historical, philosophical, and sociological approaches. New York/Heidelberg: Springer, 2018.
  • BATISTA, R. F. M; SILVA, C. C. A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências. Estudos Avançados 32: 97-110, 2018.
  • SILVA, Cibelle C. & HEERING, Peter. Shocking news: Stabilization and variation in transforming a phenomenon into a fact. History of Science 56 (3): 314–342, 2018.
  • Para a lista completa de publicações, visite:
    ResearchGate