Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Física; Pós-Doutorado no Grupo de História e Teoria da Ciência (UNICAMP). Foi Dibner Library Resident Scholar no Smithsonian Institution em Washington, DC (2004-2005) e Visiting Research Fellow no The Bakken Museum, Minneapolis (2014), ambos nos EUA. Assessorou o projeto HIPST-History and Philosophy in Science Teaching: An European Project (2008). Foi diretora do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST) e da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC). Coordenou o Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP). Seus principais interesses de pesquisa são em história da ótica e eletromagnetismo e ensino de física, particularmente a abordagem histórico-investigativa na formação de professores.

ALGUMAS PUBLICAÇÕES RECENTES

• PENA, A. B.; SILVA, C. C. Da comunicação à informação: quando a prática se sobrepõe à teoria. Revista Brasileira de Ensino de Física 44: 1-12, 2022.
  • PINTO, J. A. F.; SILVA, C. C. Natureza da ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básica. Ciência & Educação 27: 1-17, 2021.
  • TOMAZELLA F. C.; SILVA, C. C. The roles of mathematics in the history of science: The mathematization thesis. Transversal: International Journal for the Historiography of Science 8: 6-25, 2020.
  • PRESTES, M. E. B. & SILVA, C. C. (eds). Teaching Science with Context – Historical, philosophical, and sociological approaches. New York/Heidelberg: Springer, 2018.
  • SILVA, C. C.; HEERING, P. Re-examining the early history of the Leiden jar: Stabilization and variation in transforming a phenomenon into a fact. History of Science 56(3): 314-342, 2018.
  • Para a lista completa de publicações, visite:
    Currículo Lattes
    ResearchGate