Capítulo 5:O Período Medieval

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

.
         Em 1585, o português André do Avelar publicou um "Reportório dos tempos" que copiou do espanhol Jerônimo Cortês, que por sua vez se baseou em Abulmasar. A obra é repleta de indicações sobre os sinais que anunciam o surgimento das tão temidas pestes:
Em tempo de algum eclipse, se aparecer algum sinal de cor negro, verde ou ruivo, ou de muitas cores, denota peste.
Peste é certa quando venta sul, e não chove, e se vai e torna, e não chove, e a pedaços faz frio, e às vezes calma, e começa a chover, e se vai, então é sinal de peste, pintas e ruins enfermidades.
Peste se espera quando no verão faz seco, e no estio frio e úmido, e no outono muita calma e fogos, e no inverno muita secura e calor.
Rãs e ratos, e todos os répteis, quando se multiplicam e andam por cima da terra, e há muitas moscas, é sinal de peste.
Quando as aves abandonam seus ninhos e fogem, denota peste.
Aves noturnas se saem de dia muitas, como atônitas, denota peste.
         Observando-se os acontecimentos atmosféricos ou astronômicos dos primeiros dias do ano, seria possível prever tudo o que aconteceria nos meses seguintes. Por exemplo: 
No 11o dia, se ventar pela manhã, haverá muita abundância de peixes, com guerras, e se de noite ventar, haverá peste. O 12o dia se for sereno, denota multidão de ovelhas, e se for ventoso significa peste. O 13o dia se for sereno, promete grandes tempestades, e se de noite correrem ventos, morrerão muitas ovelhas e cabras. O 14o dia se tiver o sol um resplandor excessivo, extraordinário, e de noite ventar significa peste, e cópia de enfermidades. O 15o dia se for sereno e com ventos de noite significa guerras. 
         Os eclipses eram sempre sinal de catástrofe. Seu significado dependia do signo em que ocorresse. Se houvesse um eclipse nos signos do fogo (Áries, Leão, Sagitário), haveria guerras, lutas, "desterro de algum príncipe, prisões em gente vulgar por muitas discórdias, incêndios, roubos, destruições, febres agudas, destruição dos frutos" e outras calamidades. Se o eclipse ocorresse nos signos do ar (Gêmeos, Libra, Aquário), haveria "fome com muitas doenças, corrupção do ar, e peste".
.
Página anterior
79
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA