Capítulo 9: O Processo de Transmissão das Doenças

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

.
         Nos Estados Unidos, o comerciante Lemuel Shattuck teve um papel político semelhante ao de Chadwick, conseguindo também muitos resultados importantes, em 1850. Os hospitais, escolas e fábricas também sofrem uma melhora higiênica considerável. No mesmo período, na Alemanha, Max von Pettenkofer conseguiu aprovar uma legislação sanitária. São também criadas as primeiras cátedras universitárias dedicadas à saúde (ou seja, à higiene).

         Todas as medidas do movimento sanitarista (limpeza, água, esgoto) reduziram muito a mortalidade, na época. Mesmo sem que se compreendesse a causa da peste bubônica, da lepra e do cólera, essas doenças praticamente haviam desaparecido dos países mais desenvolvidos. Outras enfermidades, como tifo e tuberculose, não foram no entanto eliminadas.

         A teoria dos miasmas foi uma das mais importantes e úteis de toda a história da medicina. Em muitas ocasiões, levou a importantes cuidados de higiene e a uma redução da mortalidade. Mas ocorreu neste caso aquilo que geralmente sucede quando uma teoria tem sucesso: ela impede o desenvolvimento de novas hipóteses e, após dar contribuições positivas, pode se tornar mais prejudicial do que benéfica, levando à estagnação da ciência.

.
Página anterior
195
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA