Profa. Dra. Thaís Cyrino de Mello Forato

Professora Associada e Pesquisadora junto ao Departamento de Ciências Exatas e da Terra, na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP-DIADEMA, atuando no curso de Graduação em Ciências – Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática, desde 2010. Coordenadora do Grupo História das Ciências na Educação Científica na UNIFESP. Atualmente é orientadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA), da UNIFESP, e orientadora pontual no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC) da USP. Desenvolve pesquisas envolvendo interfaces entre a História das Ciências, a Educação Científica, e a Formação de Professores. Bacharel e Licenciada em Física e Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Realizou Pós-doutorado no Instituto de Biociências da USP, junto ao Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP). Foi co-idealizadora e co-fundadora, em 2009, da Prometeica Revista de Filosofia y Ciencia, atuando como Editora Adjunta entre 2010 e 2019.
Site pessoal: https://historiadasciencias.unifesp.br e https://www.youtube.com/@hs2e/videos

PUBLICAÇÕES DE DESTAQUE

  • CARDOSO, Walmir; FORATO, Thaís; CARDOSO, Matheus. História das Ciências e dos Conhecimentos: a Emergência Climática e as relações Céu-Terra. In A. GUERRA; I. GURGEL (Orgs). História Cultural das Ciências e Ensino: Discutindo Fronteiras. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2024 – no prelo.<\li>

  • FORATO, Thaís C. M.; LIMA, Isabelle P. C. ; FERREIRA, Gabriela K. . HISTORY OF PHYSICS AND SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES: APPROACHING GENDER AND SOCIAL JUSTICE. In: M. F. Taşar; P. R. L. Heron. (Org.). The International Handbook of Physics Education Research: Special Topics. 1ed.Melville, New York: AIP Publishing, 2023, v. 8, p. 801-829.<\li>

  • SANTOS, Deyvid J. S. ; FORATO, Thaís C. M. . Astronomia nas Culturas: discutindo influências de lentes culturais nas interpretações sobre os céus dos Tupinambás nos seiscentos. In: Ivã Gurgel. (Org.). Por que confiar nas ciências? Epistemologias para o nosso tempo. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2023, v. único, p. 313-366.<\li>

  • FORATO, Thaís C. M.. História das Ciências e Justiça Social na Educação em Ciências. In: Lilian Al-Chueyr P. Martins; Luz Marina D. Martínez; Lucía Federico, Germán Guerrero Pino, María de las Mercedes O?Lery. (Org.). Reflexiones filosóficas e históricas: ciencia, enseñanza de la ciencia y política científica. 1ed.Calli, Colômbia: AFHIC/ Universidad del Valle, 2023, v. único, p. 365-380.<\li>

  • FORATO, Thaís C. M.. História e natureza das ciências: elementos implementados na formação de professores. In: Ana Silva; Breno Moura. (Org.). Objetivos humanísticos, conteúdos científicos: contribuições da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências. 1ed.Campina Grande: EdUEPB, 2019, v. 1, p. 227-263.
  • FORATO, Thaís C. M.. Isaac Newton and the hidden forces in Univeral Gravitation: Delimiting na Approach for teacher Training. In: Maria Elice de Brzezinski Prestes ; Cibelle Celestino Silva,. (Org.). Teaching Science with Context: Historical, Philosophical, and Sociological Approaches.. 1ed.New York/Heidelgerg: Springer, 2018, v. 1, p. 293-311.
  • FORATO, Thaís C. M.; BAGDONAS, Alexandre. . A Proposal for overcoming obstacles to teaching nature of science: Evaluating a History of High School Cosmology Course. In: Maurício Pietrocola; Ivã Gurgel. (Org.). Crossing the Border of Traditional Science Curriculum: innovative teaching and learning in Science Basic Education. 1ed.Boston: Sense Publisher, 2017, v. 1, p. 181-206.
  • FORATO, Thaís C. M.; KARAM, Ricardo. Uma reflexão sobre as explicações científicas: controvérsias para a formação de professores. In: Simone Dalla Barba Walckoff; Reginaldo de Jesus Costa Farias. (Org.). Reflexões sobre a Ciência: diferentes perspectivas. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 151-176.
  • FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, R. A. ; PIETROCOLA, Maurício . History and Nature of Science in High School: Building Up Parameters to Guide Educational Materials and Strategies. Science & Education (Dordrecht), v. 21, p. 657-682, 2012.
  • FORATO, Thaís C. M.; PIETROCOLA, Maurício ; MARTINS, Roberto de A. . Historiografia e Natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, p. 27-59, 2011.
  • FORATO, Thaís C. M.. A Filosofia Mística e a Doutrina Newtoniana: uma discussão historiográfica. ALEXANDRIA (UFSC), v. 1, p. 29-53, 2008.

Para a lista completa de publicações, visite:
Currículo Lattes
ResearchGate
Academia.edu