Profa. Dra. Thaís Cyrino de Mello Forato

Professora Associada e Pesquisadora junto ao Departamento de Ciências Exatas e da Terra, na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP-DIADEMA, atuando no curso de Graduação em Ciências – Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática, desde 2010. Coordenadora do Grupo História das Ciências na Educação Científica na UNIFESP. Atualmente é orientadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA), da UNIFESP, e orientadora pontual no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC) da USP. Desenvolve pesquisas envolvendo interfaces entre a História das Ciências, a Educação Científica, e a Formação de Professores. Bacharel e Licenciada em Física e Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Realizou Pós-doutorado no Instituto de Biociências da USP, junto ao Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP). Foi co-idealizadora e co-fundadora, em 2009, da Prometeica Revista de Filosofia y Ciencia, atuando como Editora Adjunta entre 2010 e 2019.

PUBLICAÇÕES DE DESTAQUE

  • FORATO, Thaís Cyrino de Mello. História e natureza das ciências: elementos implementados na formação de professores. In: Ana Silva; Breno Moura. (Org.). Objetivos humanísticos, conteúdos científicos: contribuições da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências. 1ed.Campina Grande: EdUEPB, 2019, v. 1, p. 227-263.
  • FORATO, Thaís Cyrino de Mello. Isaac Newton and the hidden forces in Univeral Gravitation: Delimiting na Approach for teacher Training. In: Maria Elice de Brzezinski Prestes ; Cibelle Celestino Silva,. (Org.). Teaching Science with Context Historical, Philosophical, and Sociological Approaches.. 1ed.New York/Heidelgerg: Springer, 2018, v. 1, p. 293-311.
  • FORATO, Thaís Cyrino de Mello; Bagdonas, Alexandre.. A Proposal for overcoming obstacles to teaching nature of science: Evaluating a History of High School Cosmology Course. In: Maurício Pietrocola; Ivã Gurgel. (Org.). Crossing the Border of Traditional Science Curriculum: innovative teaching and learning in Science Basic Education. 1ed.Boston: Sense Publisher, 2017, v. 1, p. 181-206.
  • FORATO, Thaís Cyrino de Mello; Martins, Roberto de Andrade; Pietrocola, Maurício.. History and Nature of Science in High School: Building Up Parameters to Guide Educational Materials and Strategies. Science & Education (Dordrecht) , v. 21, p. 657-682, 2012.
  • FORATO, Thaís Cyrino de Mello; Pietrocola, Maurício; Martins, Roberto de Andrade. Historiografia e Natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, p. 27-59, 2011.

Para a lista completa de publicações, visite:
Currículo Lattes
ResearchGate
Academia.edu