Capítulo 4: A Reinterpretação Filosófica dos Mitos |
TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO |
![]() |
O universo contém em si tudo de que precisa, por isso ele não
precisa de boca, nem de mãos; não tem olhos nem orelhas,
pois não há nada fora dele para ser visto ou escutado; não
precisa de pés e pernas, pois não há nada fora dele
que ele precise procurar. O universo é totalmente auto-suficiente,
pois depender de alguma outra coisa é um tipo de imperfeição.
O criador ou artesão do universo lhe deu um movimento circular,
em torno do próprio centro, por ser este também o movimento
mais perfeito.
Este foi o plano completo do Deus eterno para o deus que iria ser criado, ao qual ele deu, por essa razão, um corpo liso e igual, tendo uma superfície em todos os pontos eqüidistante do centro, um corpo completo e perfeito, e formado de corpos perfeitos. E no centro ele colocou a alma, que ele difundiu pelo corpo, fazendo com que fosse também o seu meio externo; e ele fez o universo como um círculo se movendo em um círculo, único e solitário, e no entanto, por sua excelência, capaz de conversar consigo próprio e não necessitando de outro amigo ou conhecido. Tendo esse propósito em vista, ele criou o mundo como um deus abençoado.A idéia de que a forma esférica e o movimento circular são os mais perfeitos e os únicos adequados para a constituição do céu tiveram enorme influência, durante muitos séculos. Mas de onde saíram essas idéias? A partir dos estudos astronômicos da época. A visão do universo, no tempo de Platão, já é muito mais sofisticada do que na época de Homero e Hesíodo. Já não se pensava mais na Terra como uma superfície achatada coberta pelo hemisfério do céu. Sabia-se agora que a Terra era redonda. Acreditava-se que ela estava parada no centro de tudo, cercada pelos planetas e pelas estrelas. Tanto os planetas quanto as estrelas eram imaginados como coisas muito menores do que a Terra. O céu, ao invés de um hemisfério, passa a ser descrito como sendo uma superfície esférica. Não se pensa em um universo infinito.
Todas as concepções da época são incorporadas
à descrição de Timeo. Ele fala sobre os planetas conhecidos,
sobre seus movimentos em torno da Terra, sobre quais eram os mais próximos
ou mais distantes, segundo a opinião dos astrônomos.
4.3.3 A matéria,
o caos, o tempo
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CRONO LOGIA |