Prof. Dr. Roberto de Andrade Martins

Roberto de Andrade Martins é físico, formado pela USP em 1972, e concluiu o doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas em 1987. Foi professor do Instituto de Física “Gleb Wataghin”, da Universidade Estadual de Campinas, de 1983 a 2010. Colaborou, como orientador, com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com a Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência e da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul. Dedica-se a pesquisas sobre história e filosofia da ciência (especialmente da física). Possui bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq, nível I-B. Orientou 23 dissertações de mestrado e co-orientou 1, orientou 6 teses de doutorado e co-orientou 1 nas áreas de História, Física, Educação e Filosofia. Foi Professor Visitante do Departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande e do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor visitante na Universidade Federal de São Paulo.

PUBLICAÇÕES DE DESTAQUE

• Martins, Roberto de Andrade. Joule’s 1840 manuscript on the production of heat by voltaic electricity. Notes and Records, 2020.

• Martins, Roberto de Andrade. Becquerel e a descoberta da radioatividade: uma análise crítica. 1. ed. Campina Grande. São Paulo: EDUEPB, Livraria da Física, 2012. v. 1. 475p .

• Martins, Roberto de Andrade. Teoria da relatividade especial. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2012. v. 1. 294p .

• Martins, Roberto de Andrade. August Weismann, Charles Brown-Séquard e a controvérsia sobre herança de caracteres adquiridos no final do século XIX. Filosofia e História da Biologia, v. 5, p. 141-176, 2010.

• Martins, Roberto de Andrade. Aristóteles e o estudo dos seres vivos. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. v. 1. 157p .

Para a lista completa de publicações, visite:

Para acessar seus trabalhos, palestras, livros, etc visite:

Academia.edu