Pedro de Alcantara Lisboa, químico brasileiro do século XIX
Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (Universidade Federal de Minas Gerais)

Pedro de Alcântara Lisboa (Rio de Janeiro, 1821-1885) foi um químico que, como muitos outros brasileiros que se dedicaram às ciências no passado, caíram no esquecimento. Pedro pertencia a uma família importante na sociedade brasileira do Império, sendo cunhado do Almirante Tamandaré, por exemplo. Após estudos particulares no Rio de Janeiro, ele foi estudar em Paris, na École de Arts et Manufactures, onde foi aluno de Jean-Baptiste Dumas e colega de Henrique Dumont, o futuro pai de Santos Dumont. Pedro se graduou em 1845 como Engenheiro Civil, Especialidade Química. Ele, todavia, sempre se intitulou engenheiro químico, embora este título só viesse a surgir oficialmente, em 1888, nos EUA, no MIT. Retornando ao Brasil, Pedro entrou para a Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN), onde fez muitas conferências e em cuja revista publicou frequentemente. Só entre 1846 e 1852 surgiram na Revista da SAIN 50 publicações de sua autoria sobre diversos assuntos científicos, em geral de química ou ligados a problemas químicos, que podem ser consultados facilmente na Internet. Ele também foi autor de livros e artigos publicados em outros órgãos, numa grande produtividade literária. Em seu primeiro artigo Pedro Lisboa apresentou, pela primeira vez no Brasil, uma equação química para representar uma reação, aquela que ocorre entre o ferro e o ácido sulfúrico produzindo hidrogênio. Também aí ele mostrou, igualmente pela primeira vez no país, o uso de um cálculo estequiométrico para determinar o volume de hidrogênio produzido na reação. Pouco depois a SAIN decidiu mandá-lo de volta a Paris, onde ele permaneceu entre 1846 e 1848, como adido à Legação do Império na capital francesa. Sua obrigação era comunicar à SAIN todas as novidades científicas e técnicas que surgissem na França e na Europa. Ele também procurou seu ex-professor Dumas e pediu-lhe permissão para publicar em português as anotações de seu curso, que ele havia seguido anteriormente. Dumas concordou e surgiu no Rio de Janeiro em 1848 o livrinho intitulado Lições de Química professadas por J. B. Dumas na Escola Central de Artes e Manufacturas de Paris no anno lectivo de 1846-1847. É sintomático do desinteresse que a história da ciência no Brasil tenha sido por tanto tempo descurada que muitas figuras interessantes como esta tenham caído no mais profundo esquecimento. A revelação de suas vidas e obras é importante na reconstituição de nosso passado intelectual e científico, fazendo parte de um caleidoscópio complexo que ajuda a compreender muitos de nossos problemas, êxitos e equívocos no que respeita à ciência e sua prática.

15/10/2021
Expired!