Capítulo 4: Medicina Romana

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

.
         Outros termos importantes passaram a ser utilizados nessa época, como "infecção" e "contaminação". Essas palavras não possuíam significado médico, inicialmente. "Infectar" significava primitivamente tingir, colorir, impregnar com alguma substância visível. O ar infectado seria, portanto, uma atmosfera colorida, tingida ou impregnada por algo visível (vapores, bruma, poeira); mas daí veio, por analogia, a concepção de que o ar carregado de substâncias ou germes nocivos estaria também infectado, mesmo se essas coisas fossem invisíveis. Por fim, quando alguma causa patológica entra e impregna uma pessoa, também se passou a falar sobre a infecção dessa pessoa.

         A palavra "contaminar", por sua vez, vem do latim contaminare, que significa sujar, poluir, misturar uma impureza. Por analogia, a palavra passou também a significar sujar moralmente, corromper, desonrar. Essa palavra tem um significado amplo de transmitir uma impureza, tanto no sentido religioso, quanto ético, quanto material. Uma pessoa contaminada pela impureza deve ser evitada, pois a impureza é algo que se transmite de uma pessoa para outra. As idéias de contaminação e de contágio são portanto bastante semelhantes e relacionadas.

         Lucretius e outros romanos - em geral, pessoas que não eram médicos - deram importantes contribuições à compreensão das epidemias e do contágio. Escapando à tradição hipocrática, eles foram capazes de sugerir novas idéias, incompatíveis com a teoria dos humores, que apontavam para meios de transmissão de doenças. As idéias do atomista Lucretius são especialmente importantes, pois ele fala sobre influências invisíveis, dando ao mesmo tempo a essas causas a interpretação puramente materialista, sem qualquer conotação sobrenatural, como no conceito religioso ou mágico de contágio.

         Na época, as idéias de Lucretius não tiveram grande repercussão. No entanto, mais de mil anos depois, a redescoberta de suas obras irá levar ao ressurgimento do conceito de contágio através de sementes materiais invisíveis.

.
Página anterior
60
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA