Capítulo 12: O Século XX: Sucessos e Dificuldades

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

.
         Além disso, houve um grande desenvolvimento de novos medicamentos (como os antibióticos).

         Os exemplos já mostrados permitem perceber que nada disso é simples. A identificação correta de um microorganismo costuma ser precedida de muitos erros anteriores; e mesmo no século XX ocorreram muitas "descobertas" de microorganismos que não existem ou que não são a causa real das doenças estudadas.

         Seria inútil aqui fazer uma longa lista de doenças, nomes de microorganismos que as causam, data de sua descoberta, nome dos seus descobridores. Estaríamos reduzindo a um esquema seco e inútil as centenas de pesquisas que foram necessárias para superar todas as dificuldades e fazer a identificação correta, em cada caso.
 

Wendell Stanley, primeira pessoa a cristalizar um vírus, mostrando o vírus do mosaico do tabaco fotografado em microscópio eletrônico.
         Houve um avanço técnico fundamental, ocorrido no século XX: a observação dos vírus. No final do século XIX, já havia sido introduzida a hipótese de existência de certos microorganismos ultra-microscópicos (os "vírus filtráveis"), que não eram vistos nos melhores microscópios existentes na época, passavam por poros dos filtros de porcelana e não eram cultiváveis nos meios de cultura conhecidos. Apenas a partir da década de 1940, após o desenvolvimento do microscópio eletrônico, foi possível observar, descrever e classificar esses vírus.
 

     LIMITES E DIFICULDADES

         Houve grandes insucessos no estudo de microorganismos de algumas doenças. Um importante caso desse tipo foi a frustrante busca do vírus do câncer. Durante décadas, diferentes pesquisadores diziam ter encontrado o "verdadeiro" vírus dessa doença. Depois de muito tempo, percebeu-se que o caso é muito mais complexo. Não existe "o câncer", como doença única, assim como não existe "a febre" como doença única.Os diferentes tipos de 

câncer se caracterizam por uma multiplicação anormal das células, mas esse fenômeno pode ter diferentes tipos de causa. Há formas de câncer que se devem a vírus, como há outras formas que dependem de fatores hereditários - e muitos tipos possuem causa ainda ignorada.

.
Página anterior
262
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA