Capítulo 7: Kant e Laplace: A Formação do Sistema Solar

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        Depois, Kant discute as estrelas. Ele admite que são corpos muito distantes, semelhantes ao Sol, e que podem ter planetas à sua volta. Mas vai introduzir uma idéia nova. Ao invés de admitir que as estrelas estão espalhadas pelo espaço todo ao acaso, ele vai defender a idéia de que as estrelas estão agrupadas e formam sistemas semelhantes a um gigantesco sistema solar.
        Kant não é o primeiro a pensar assim. Ele próprio diz que está utilizando uma proposta apresentada pouco tempo antes pelo inglês Thomas Wright. Mas Kant justifica muito bem essa idéia. Ele começa chamando a atenção para a existência da Via Láctea. Nós, que vivemos em cidades, ao olhar para o céu, vemos poucas estrelas durante a noite. Mas no campo, longe das cidades, é possível ver, nas noites sem luar, um número enorme de estrelas e, além disso, uma faixa luminosa, fraca mas bem nítida, que atravessa todo o céu. Essa faixa é a Via Láctea. Ela não é uma nuvem ou qualquer fenômeno atmosférico. Essa faixa se prolonga por todo o céu, formando uma espécie de anel à nossa volta.

A Via Láctea é uma faixa constituída por um grande adensamento de estrelas, formando um anel em torno da esfera celeste.
        O nome “Via Láctea”, ou caminho de leite, é apenas um dos nomes tradicionais desse fenômeno celeste. Outro nome, de origem grega, é “galáxia”, a partir da palavra grega “gala”, que significa leite . Os dois nomes descrevem a aparência leitosa dessa faixa celeste. 
Galileo já havia observado a Via Láctea ao telescópio, em 1610, fazendo a seguinte descrição:
A galáxia é, de fato, apenas uma reunião de inúmeras estrelas agrupadas. Para qualquer lado que se dirija o telescópio, apresenta-se imediatamente à visão uma multidão de estrelas. Muitas dessas são bastante grandes e brilhantes, enquanto que o número das menores está além de qualquer cálculo.
        Kant observa que a existência da Via Láctea mostra que as estrelas não estão espalhadas ao acaso no espaço. Elas parecem formar uma camada relativamente fina, no espaço. É verdade que nem todas as estrelas estão na Via Láctea; mas mesmo as estrelas que parecem separadas da Via Láctea estão mais concentradas em torno dela: existem mais estrelas próximas a essa faixa do que distantes dela.
.
Página anterior
92
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA