Capítulo 7: Kant e Laplace: A Formação do Sistema Solar

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        É relevante chamar a atenção, aqui, para a própria idéia de “leis da natureza”. A idéia de “leis” vem de um conceito social: existem leis que devem ser obedecidas pelas pessoas. Na Antigüidade, as leis sociais eram imaginadas como sendo ordens estabelecidas pelos deuses, e que por isso deviam ser obedecidas. A divindade não só estabelecia leis para os homens, como também para todas as coisas do universo, estabelecendo como os astros deveriam se mover, como as plantas e animais deveriam se reproduzir, etc. Quando foram criados os governos democráticos, as leis sociais passaram a ser vistas como escolhas ou convenções das próprias pessoas.

        Mas e as leis da natureza? Por que elas existem? Pode-se dizer que a própria Natureza estabeleceu as suas leis? Se fizermos isso, estaremos considerando a natureza como um tipo de deus, que toma decisões e estabelece suas leis. Por que as coisas acontecem de um modo e não de outro? Por que as pedras caem ao invés de subir? Ou por que elas não deveriam algumas vezes cair, outras vezes subir, outras vezes mover-se para um lado?

        Para os antigos atomistas, tudo ocorre por acaso, mas o acaso acaba levando a regularidades. No entanto, eles admitem que, em diferentes pontos do espaço infinito, poderiam surgir mundos totalmente diferentes do nosso. Esse é um ponto em que Kant vai se afastar totalmente dos atomistas. Pois ele vai tentar mostrar que as leis da natureza levam necessariamente a sistemas parecidos com o nosso, em todas as partes do universo; e que existe, então, uma ordem geral, e não um acaso. É essa ordem mais geral – a existência de leis válidas em todo o universo – que Kant considera como representando a interferência de Deus no mundo.

        A ciência moderna não discute por que existem leis na natureza. A ciência procura quais são as leis da natureza, sem se perguntar se existem essas leis, pois elas parecem existir; e não se preocupa em entender o motivo pelo qual existem leis: Seria por uma decisão de Deus? Ou seria por algum outro motivo? Ou por acaso? Essas questões ultrapassam o próprio campo da ciência, e não são respondidas pelos cientistas.
 
 

    7.2 O SISTEMA DE ESTRELAS E A VIA-LÁCTEA, SEGUNDO KANT

        Voltemos a Kant. No seu livro sobre a “Teoria do Céu”, ele inicialmente descreve os fatos astronômicos conhecidos e sua explicação por Newton. Ao descrever o sistema solar, ele chama a atenção para a existência de “luas” em torno dos maiores planetas que eram conhecidos. Também chama a atenção para o fato de que os planetas se movem quase em um só plano, mas que os cometas possuem movimentos que se afastam muito desse plano.

.
Página anterior
91
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA