Capítulo 6: O Pensamento Científico Moderno e a Origem do Mundo

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
Quem poderia louvar dignamente a grandeza desse Alemão  que, com pouca consideração pela multidão tola, voltou-se contra a torrente da opinião vulgar... ; que libertou o espírito humano e o conhecimento, que estavam limitados na prisão estreita do ar turbulento onde, como por certos furos, as estrelas distantes podiam nos olhar... Ele que atravessou o ar, penetrou o céu, espalhou as estrelas pelo infinito, rompeu as fronteiras do mundo, dissipou as fantásticas muralhas da primeira esfera, da oitava, da décima e de quantas outras quiserem adicionar.
        Embora se baseie em Copérnico, Giordano Bruno vai muito mais longe do que ele. Copérnico ainda mantinha uma idéia de esferas que produziam o movimento dos astros. Ele não chega a defender a idéia de um universo infinito, embora tenha afirmado que as estrelas estariam muito mais distantes de nós do que se pensava. O que levou Bruno às suas concepções não foi o conhecimento astronômico da época, nem a observação. Ele próprio afirma que não temos nenhum sentido capaz de perceber o infinito e que, portanto, jamais poderíamos constatar, pela observação, que o universo não tem limites. No entanto, ele defende a idéia de que um universo finito é incompatível com o poder de Deus. Se Deus pudesse criar um universo infinito, por que motivo não o criaria? Só há duas respostas possíveis: ou porque não pode ou porque não quer. Mas um Deus que não pode criar um universo infinito não é Deus, pois não é onipotente. E um Deus que pode mas não cria um universo infinito seria preguiçoso.

        Percebe-se em Bruno todo um desejo de liberdade, em todos os sentidos, que se manifesta tanto em sua concepção do universo sem limites como em todo o seu pensamento. Romper as fronteiras do mundo é, simbolicamente, libertar a humanidade de qualquer limitação para poder pensar e agir livremente. Pois Bruno também acredita na antiga concepção de identidade entre o homem e o universo: ele afirma que pela contemplação do macrocosmo pode-se facilmente chegar ao conhecimento do microcosmo (o homem), cujas partículas correspondem às partes do macrocosmo. Mudando-se a concepção do universo muda-se também a concepção sobre o homem.

        Giordano Bruno foi queimado pela Inquisição, em 1600, pelas suas idéias. Mas outras pessoas continuaram a aceitar e a defender o pensamento de Copérnico. Galileo Galilei (1564-1642) foi um dos mais famosos defensores do heliocentrismo, tendo proposto uma nova física, diferente da de Aristóteles, para tornar aceitável que a Terra se move em torno do Sol. Por sua defesa da teoria de Copérnico, Galileo foi perseguido pela Inquisição, mas não recebeu nenhuma penalidade mais grave.

.
Página anterior
80
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA