Capítulo 6: O Pensamento Científico Moderno e a Origem do Mundo

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        Entre outras coisas, Galileo descobriu, por meio de um telescópio, a existência de “luas” (satélites) que se moviam em torno de Júpiter e observou a existência de montanhas na Lua. Esses estudos ajudaram a romper com a visão que se tinha anteriormente de que o mundo celeste era algo totalmente diferente do mundo terrestre. No entanto, como Galileo não desenvolve nenhuma proposta cosmogônica, não iremos discutir aqui suas idéias.
 

    6.4 A ORIGEM DO UNIVERSO SEGUNDO DESCARTES
 

René Descartes pintado por Frans Hals.
        Um dos grandes pensadores da primeira metade do século XVII foi o francês René Descartes (1596-1650). Afastando-se da tradição bíblica, Descartes tentou imaginar como o universo todo poderia ter se originado e produzido tudo o que conhecemos, sem a intervenção divina. No entanto, sua proposta não foi um ataque aberto à religião. Ele admitiu a existência de Deus e afirmou que o início absoluto do universo é devido à ação de Deus. Mas supôs que Deus apenas precisou criar a matéria e o movimento e que as leis naturais determinaram tudo o que ocorreu depois.

        Descartes estava concluindo em 1633 um tratado chamado “O Mundo”, sobre esse assunto, quando soube da condenação de Galileo pela Inquisição. Desistiu então de publicar esse livro (que só foi conhecido depois de sua morte). Mas divulgou suas idéias, de um modo cauteloso, em outros livros. No “Discurso do Método”, ele diz:

Com a finalidade de deixar todos esses tópicos na penumbra, e ser capaz de me exprimir livremente sobre eles, sem ser obrigado a aceitar nem a refutar as opiniões que são aceitas pelos eruditos, resolvi deixar todo este mundo para que eles o disputassem, e falar apenas sobre o que aconteceria, se Deus criasse agora, em algum lugar em um espaço imaginário, matéria suficiente para formar um novo mundo, e se Ele agitasse as diferentes porções dessa matéria de diversos modos, e sem qualquer ordem, de modo que resultasse um caos tão confuso quanto o que os poetas imaginaram; e concluísse o Seu trabalho simplesmente prestando seu auxílio à Natureza do modo usual, deixando que ela agisse de acordo com as leis que Ele estabeleceu.
Página anterior
81
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA