Capítulo 5: O Pensamento Medieval e o Renascentista

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
    5.4 PARACELSO E AS RELAÇÕES ENTRE MACROCOSMO E MICROCOSMO
 

Paracelso.
        Paracelso foi um importante médico, alquimista e escritor. A idéia do homem como um microcosmo aparece constantemente em suas obras, como, por exemplo, ao descrever a criação do mundo:
Quando o mundo ainda não era nada além de água, e o Espírito do Senhor se movia sobre a face das águas, o mundo surgiu da água. A água foi o útero do mundo e de todas as suas criaturas. E tudo isso se tornou o útero do homem; nele Deus criou o homem, para dar ao Seu Espírito uma habitação de carne.
        Se o homem é um microcosmo, os processos de origem do homem e do universo são semelhantes. Por isso, a comparação com o útero é uma conseqüência imediata desse simbolismo.
Existem três tipos de útero. O primeiro foi a água que transportou o espírito de Deus, e este foi o útero maternal no qual o céu e a terra foram criados. Então o céu e a terra, por sua vez, tornaram-se um útero, no qual nasceu Adão, o primeiro homem, formado pela mão de Deus. Então a mulher foi criada do homem; ela se tornou o útero de todos os homens, e assim será até o fim do mundo. 
        Existe em Paracelso uma mistura de idéias muito antigas: ele descreve o céu e a terra como formando um todo fechado, semelhante a uma concha, e compara sua forma com a do útero:
Assim como o céu e a terra se fecham para formar uma concha, da mesma forma o corpo da mãe é um recipiente fechado.
        Quando Paracelso escreveu isso, já se sabia, há dois mil anos, que o céu não é um hemisfério que encontra as extremidades da terra para formar um todo fechado. Mas a imagem mitológica, antiga, era tão forte que permaneceu, apesar da evolução do conhecimento científico.
.
Página anterior
71
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA