Capítulo 5: O Pensamento Medieval e o Renascentista

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

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.        Paracelso utiliza a comparação do útero para falar sobre a matéria primordial de todo o universo:
 
O útero é invisível e ninguém pode ver sua substância  primordial; pois quem pode ver aquilo que existiu antes dele? Todos nós viemos do útero, mas nenhum de nós jamais o viu, pois ele existiu antes do homem. E embora o homem venha dele, e os homens nasçam dele sempre, nenhum o viu. O mundo nasceu do útero, como o homem e todas as criaturas vivas: tudo isto veio do útero.
        Assim como o feto não vê o útero, a matéria primordial de onde o universo se originou era invisível, sem forma. Assim como da argila podem ser feitas mil coisas diferentes, também a matéria primordial era algo que continha tudo, potencialmente. 
Assim, a primeira matéria, o Yliaster, não passava de uma lama, que continha todo o caos, todas as águas, todos os minerais, todas as ervas, minerais e pedras preciosas. Somente o supremo Senhor podia libertá-los e dar-lhes forma com seu cuidado terno, para que outras coisas pudessem ser criadas a partir do resto.
        Paracelso chama a atenção para a natureza do nascimento, que é uma separação entre a criança e o útero. Da mesma forma, o início do universo é uma separação:

Representação medieval da unidade entre o universo (macrocosmo) e o ser humano (microcosmo): cada parte do corpo humano está associado a um signo astrológico. Ilustração do manuscrito medieval Les Très riches heures du duc de Berry.
No início de cada nascimento há aquela que dá a vida e a separação. Esta é a maior maravilha de todas as filosofias... Quando o grande mistério em sua essência e divindade estava cheio da mais elevada eternidade, começou a separação no início de toda a criação. E quando isso ocorreu, cada criatura foi criada em sua majestade, poder e liberdade.
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