Capítulo 4: A Reinterpretação Filosófica dos Mitos

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
Nada mais existia além de uma matéria em estado confuso. O disforme e o inerte reinavam, até o dia no qual o princípio formador de todas as coisas e gerador do mundo trouxe a proteção da vida e deu ao universo sua aparência de orde e de beleza. Ele separou o céu e a terra, separou o continente do mar; os quatro elementos, raízes e germes de todas as coisas, receberam por sua vez suas formas próprias. 
        Segundo Heráclito, é isso, exatamente, que o mito de Proteu representa:
A filha de Proteu se chama justamente Eidotéia , pois ela é a divindade que preside à aparição das diversas formas. E por sua causa Proteu, inicialmente um só, se divide e toma várias formas, sob a ação da providência que o modela.
“Ele se torna inicialmente um leão de grande juba,
depois um dragão, pantera, javali;
ele se torna água corrente e uma grande árvore frondosa”
        Cada uma dessas formas, segundo Heráclito, representaria um dos elementos básicos do universo: o leão, “animal cheio de fogo”, representaria o éter; o dragão, que se arrasta sobre o solo, seria a terra; a árvore, de grande copa que se espalha pelo céu, seria uma representação do ar; e a água corrente seria a própria água. Assim, os quatro elementos básicos seriam resultados da transformação de Proteu. Proteu, um “velho”, e cujo nome significa “o primeiro” (“prótos”, em grego), seria algo que teria existido antes de todas as formas de matéria; a ilha de Pharos, onde ele sofre suas mudanças, significaria “produção”. Assim, o mito de um velho que é enganado pela própria filha para salvar Menelau se transforma, sob a interpretação de Heráclito, em uma descrição filosófica do princípio de todas as coisas.

        Podemos considerar a interpretação de Heráclito um pouco forçada; a pantera e o javali não se encaixam em sua interpretação dos quatro elementos. Mas o interessante é que ele convenceu a muitos, e a visão de Proteu como sendo a matéria prima de onde saem todas as outras foi utilizada, no século XX, para dar o nome ao próton.

.
Página anterior
53
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA