Capítulo 4: A Reinterpretação Filosófica dos Mitos

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        Eidotéia lhe conta que é filha de Proteu, um dos “velhos do mar”, que conhece todos os abismos marinhos e que é capaz de responder a qualquer pergunta. No entanto, ele procura escapar de qualquer estranho e só pode ser forçado a responder a perguntas através de um truque: prendendo-o firmemente, embora ele possua poderes mágicos e possa adquirir muitas formas.

Ilustração do mito de Proteu: Menelau prende Proteu até descobrir o motivo de ficar preso na ilha.
        Com a ajuda de Eidotéia, Menelau se esconde na praia, junto com três companheiros, ficando ocultos no chão, sob peles de foca. Ao meio dia, Proteu sai do mar, junto com um rebanho de focas. Ele as conta, depois deita-se numa caverna para dormir. Então, Menelau e seus companheiros pulam sobre ele e o agarram, mas ele começa a mudar de forma. Primeiramente vira um leão com grande juba; depois, um dragão; depois, uma pantera, um javali, água corrente, uma grande árvore frondosa. Instruído por Eidotéia, Menelau não solta Proteu, que por fim se cansa e adquire sua forma primitiva. Então, Menelau o interroga e descobre por que motivo havia ficado preso na ilha.

        Heráclito acredita que o mito de Proteu não pode ser entendido literalmente: ele seria absurdo, pois, ao pé da letra, fala sobre uma filha divina que, sem motivo nenhum, trai o seu pai e ensina um estrangeiro a dominá-lo; e descreve um deus que pode ser controlado por um homem. Para Heráclito, o mito de Proteu seria uma alegoria, tentando descrever as origens de tudo, as “raízes do universo”.

Outrora houve um tempo no qual só existia uma massa informe ou lodosa: a matéria ainda não havia chegado à perfeição da forma, recebendo traços distintos. A terra, foco do universo,  ainda não tinha um centro sólido e firme. O céu não girava, emseu movimento estável eterno. Tudo não passava de um deserto sem sol, um negro silêncio.
Página anterior
52
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA