Capítulo 4: A Reinterpretação Filosófica dos Mitos

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
    4.3 PLATÃO: O MITO DO TIMEU
 
 
        Um dos filósofos gregos que utiliza freqüentemente mitos, reinterpre- tados, é Platão.

        Sob o ponto de vista de idéias sobre a origem do universo, o “mito filosófico” mais importante apresentado por Platão é uma famosa descrição encontrada no livro “Timeo”. O nome do livro corresponde ao de uma personagem do diálogo, o matemático e astrônomo Timeo, um seguidor de Pitágoras. É ele quem expõe, no livro, certa concepção sobre a origem e desenvolvimento do universo.
 

    4.3.1 A natureza do conhecimento

        Timeo fala sobre a origem do universo – desde sua estrutura astronômica, até o surgimento do homem. Embora ele seja apresentado como um matemático e astrônomo, Timeo irá dizer, logo de início, que não vai expor um conhecimento científico, seguro, e sim um conhecimento apenas provável, uma opinião, que não é melhor do que uma lenda ou mito. Este é um ponto importante, pois mostra uma concepção de conhecimento muito diferente da que temos usualmente, hoje.


Platão e Aristóteles, representados por Rafael (1483-1520). Platão (à esquerda) segura na mão o seu livro Timeo, que contém uma descrição da origem do universo.
Primeiro, então, segundo meu julgamento, devemos fazer uma distinção e perguntar: O que é que sempre é e nunca se transforma; e o que é que sempre se transforma e nunca é? Aquilo que é apreendido pela inteligência e pela razão está  sempre no mesmo estado; mas aquilo que é concebida pela opinião com a ajuda da sensação e sem a razão está sempre em um processo de surgimento e destruição e nunca é, realmente.
Página anterior
54
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA