Capítulo 3: O Pensamento Filosófico e a Origem do Universo

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        O movimento do Sol, da Lua e da esfera de estrelas é explicado por Lucrécio como sendo devido a ventos que sopram em torno da Terra. Todos os fenômenos possuem alguma explicação natural – os deuses não são os responsáveis pela criação ou pelo que ocorre no mundo.
 

    3.6.4 O objetivo do pensamento atomista

        Toda essa concepção dos atomistas é extremamente original e revolucionária, na época. Antes deles, ninguém havia imaginado que pudessem existir outros mundos, nem que nosso mundo – a Terra e aquilo que está em volta dela – fosse apenas uma pequena região em um universo infinito. A filosofia atomista rompe completamente com toda a visão de mundo que era aceita na época, e tira a Terra e o homem do centro do universo. Ainda mais: o atomismo destrói toda a base da religião, negando a existência de deuses capazes de interferir no mundo, e negando a própria existência de uma alma imortal, que possa ser premiada ou castigada após a morte.

        Epicuro procura explicar todos os fenômenos através dos átomos. Como no caso de Demócrito e Leucipo, ele também afirma que a alma é constituída por átomos. Se a alma não fosse material, diz ele, ela não poderia agir sobre o corpo e também não poderia sofrer efeitos do corpo – não poderia agir nem sentir. A alma, segundo ele, seria um corpo rarefeito, espalhado por todo o organismo, semelhante ao alento da respiração (“pneuma”) e também semelhante ao calor. A morte ocorreria quando a alma se desintegra e dispersa, separando-se do corpo, difundindo-se pelo ar. Tanto a alma quanto o corpo perdem então a capacidade de sentir e pensar. Depois da morte, não existe mais nada. Há apenas um dissolver-se, e pronto.

        Quanto aos deuses, Epicuro afirma que é impossível acreditar que possam existir seres perfeitos, eternos e felizes que, ao mesmo tempo, desenvolvam atividades, se preocupem, que sejam bondosos ou que se irritem. Como, na sua época, muitos deuses da mitologia era identificados com corpos celestes (Zeus era o planeta Júpiter, Afrodite era o planeta Vênus, etc.), Epicuro ataca também essa idéia, dizendo que os astros são apenas aglomerados de átomos, que se movem por causa do modo pelo qual se formaram no início deste mundo.

.
Página anterior
48
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA