Capítulo 3: O Pensamento Filosófico e a Origem do Universo

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        De quê seriam feitos os átomos? Os átomos não são produzidos a partir de nada. Eles existem sempre. São constituídos simplesmente a partir de algo que preenche o espaço. Em um certo sentido, não passam de formas geométricas “cheias”. Além deles, só existe o espaço vazio. Esses espaços “cheios” poderiam ter diferentes formas e tamanhos, mas todos eles seriam tão pequenos que não poderiam ser percebidos pela visão. Existiria no universo uma infinidade de átomos, capazes de formar todo tipo de coisas.

        Demócrito e Leucipo parecem não ter discutido em detalhe quais seriam as formas dos átomos. No caso do fogo, eles afirmam que os átomos seriam esféricos, pois esta é a forma mais “móvel e penetrante”. Eles também afirmavam que a alma é constituída por átomos (pois não existe nada além dos átomos e do vazio) e que suas partículas eram semelhantes às do fogo.
 

    3.6.1 A produção dos mundos pelos átomos

        Os infinitos átomos, movendo-se no espaço infinito, existiriam sempre, e pela sua reunião e separação poderiam criar e dissolver mundos impossíveis de se contar. Os átomos estariam sempre se movendo, exceto quando se prendessem uns aos outros.

        A produção de um novo mundo começaria quando muitas partículas, de todas as formas, se reunissem, vindas de todos os lados, em um grande espaço vazio. Elas se uniriam e produziriam um grande redemoinho, no qual, colidindo umas com as outras, e girando, começariam a se separar, de tal forma que as semelhantes se unissem. À medida que eles vão se separando, os menores vão para a parte externa, enquanto os maiores se juntam e, prendendo-se uns aos outros, formam uma figura esférica.

        Na concepção dos antigos atomistas, os átomos não se atraem nem repelem: não existem forças entre eles. Eles se prendem unicamente porque não são lisos, e podem se “enganchar” uns nos outros. A união dos átomos semelhantes também não seria produzida por nenhuma força atrativa. Seria o resultado de um processo mecânico, como as ondas da praia que agrupam pedrinhas de tamanhos semelhantes em um mesmo local, ou como uma peneira separa grãos de tamanhos semelhantes.

.
Página anterior
42
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA