Capítulo 3: O Pensamento Filosófico e a Origem do Universo

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        Essa estrutura esférica que se forma separa-se do restante por um tipo de casca ou membrana, que contém dentro de si todos os tipos de partículas. À medida que continua a girar no meio do redemoinho, essa casca vai prendendo ou capturando vários tipos de átomos que entram em contato com ela. Assim teria se formado a Terra, e, depois, ela teria aumentado, prendendo partículas que estavam fora. Alguns dos corpos teriam formado uma estrutura inicialmente úmida e semelhante ao lodo, mas à medida que giravam foram secando, terminando por se incendiar e formar os corpos celestes.

        Em alguns mundos não haveria nem Sol nem Lua, em outros haveria diversos sóis e luas. Em alguns lugares existiriam muitos mundos, em outros lugares existiriam poucos. Alguns estariam se formando e crescendo, outros estariam sendo destruídos. A destruição ocorreria por colisões entre os mundos, ou por outros fatores. Alguns mundos poderiam ter vida, outros seriam desprovidos de umidade, plantas e animais.

        A produção dos mundos ocorreria, portanto, por mero acaso, ou seja, sem planejamento, sem intervenção de deuses, podendo ser produzidos mundos semelhantes ao nosso ou diferentes dele. Esta talvez tenha sido a visão filosófica mais radicalmente materialista da Antigüidade grega. 
 

    3.6.2 O atomismo de Epicuro e Lucrécio
 

Epicuro e Lucrécio, dois importantes filósofos que trabalhavam com a hipótese da existência dos átomos.
        No período posterior a Sócrates, o atomista mais importante foi Epicuro, da cidade de Samos, que viveu aproximadamente entre 341 e 270 antes de Cristo. Alguns de seus escritos foram conservados. O mais importante, para nosso tema, é uma longa carta que ele escreveu para Heródoto (esse Heródoto não é o famoso historiador, que viveu no século V antes da era cristã.). Nessa carta ele resume todas as suas idéias a respeito da natureza. Esse é o mais antigo texto atomista original completo que foi conservado.

       Outra obra importante foi o livro “Sobre a natureza das coisas”, do romano Titus Lucretius Carus (ou Lucrécio), que viveu aproximadamente entre 98 e 55 antes de Cristo. Essa obra, que foi conservada, é um livro bastante longo, escrito em versos, onde o autor apresenta a teoria atomista grega, 

baseando-se principalmente nas idéias de Epicuro. Vamos utilizar trechos de Epicuro e de Lucrécio para apresentar esse desenvolvimento posterior do atomismo grego.

.
Página anterior
43
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA