Capítulo 12: Estudos e Dúvidas mais Recentes

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
universo também. Se assim for, então os números dos itens c e d também devem variar, ou seja: a força elétrica deve estar aumentando, comparada com a força gravitacional; e o número de elétrons do universo deve também estar variando. Mas isso significaria que as próprias leis físicas ou as propriedades da matéria estão mudando. Se admitirmos essa possibilidade, então a física que conhecemos é a física de hoje, e não a de ontem; e fica muito difícil tentar aplicá-la ao início do universo.

        Essa conjetura de Dirac já foi testada, procurando-se notar, por exemplo, se a força gravitacional entre o Sol e os planetas está mudando com o passar dos anos. Ainda não foi notada nenhuma variação, mas também não se pode afirmar que não existe a pequena variação prevista pela teoria.

        Se admitirmos a possibilidade de que as propriedades da matéria estão mudando, então fica muito difícil, também, interpretar aquilo que vemos ao telescópio, nas galáxias mais distantes. Estamos vendo agora a luz que elas emitiram há bilhões de anos atrás. Nessa época, os átomos eram exatamente iguais ao que são hoje? Se as forças elétricas estiverem mudando com o passar do tempo, ou se a massa do próton e do elétron estiverem se alterando, isso influenciaria a luz emitida pela estrela. Essa mudança poderia ser exatamente o tipo de desvio do espectro luminoso para o lado vermelho, que interpretamos como sendo devido à velocidade das galáxias. Ou seja: elas poderiam estar paradas, mas existir um fenômeno de “envelhecimento dos átomos” que produzisse essa mudança na freqüência da luz. Como poderíamos saber se isso não ocorre?

    12.6 DIFICULDADES BÁSICAS DA COSMOLOGIA

        Há mistérios fundamentais na ciência. Parecem existir certas leis da natureza, mas por que elas existem? Não sabemos. Podemos perfeitamente imaginar um universo que tivesse outras leis, ou que nem mesmo tivesse qualquer lei – em que tudo acontecesse ao acaso. Como não sabemos o motivo pelo qual existem essas leis, também não podemos saber se elas valem sempre, ou se valeram no passado mais remoto e vão valer no futuro mais distante.

        Há um imenso domínio para dúvidas com relação às teorias sobre a origem e evolução do universo. Há pontos fundamentais sobre os quais não podemos ter certeza. Além disso, mesmo se aceitarmos como válida a existência da expansão do universo, a validade das leis da Física em todos os tempos, etc., as teorias ainda apresentam muitas dificuldades. Isso não significa que todo o trabalho realizado até agora foi inútil ou tolo. De modo nenhum. Nosso conhecimento atual sobre o universo é muito, muito maior do que o de cem anos atrás. Mas ainda há coisas que não foram respondidas, e outras que jamais poderão ser respondidas.

.
Página anterior
176
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA