Capítulo 12: Estudos e Dúvidas mais Recentes

bem para explicar certos fenômenos que nos estão mais próximos. Será que podemos utilizá-las em casos extremos, como as situações do início do universo? Não podem ter ocorrido fenômenos físicos diferentes, que escapam totalmente ao domínio das leis científicas conhecidas? Pode ser que nossas tentativas sejam ridículas, e que seja tão impossível compreender o universo pela ciência que conhecemos como explicar o comportamento de uma pessoa pelas leis da Física, ou explicar o funcionamento de um átomo pela teoria da gravitação de Newton.

Importantes cientistas já se perguntaram se as próprias leis naturais ou as propriedades da matéria não poderiam variar com o passar do tempo. Uma das especulações mais famosas sobre essa questão foi apresentada em 1937 por Paul M. Dirac. Ele indicou que há um certo número de “coincidências” que poderiam ser um sinal desse tipo de variação. Utilizando um modelo cosmológico simples, do universo em expansão, ele verificou que existem quatro grandes números que são semelhantes entre si:

a) O raio atual do universo (pelas teorias usuais), dividido pelo raio de um átomo de hidrogênio, vale aproximadamente 1040.
    b) A idade atual do universo, dividida pelo período de vibração de um elétron no átomo de hidrogênio, também tem um valor de aproximadamente 1040.
    c) A força de atração elétrica entre um elétron e um próton é 0,23x1040 vezes maior do que a força gravitacional entre eles.
    d) A raiz quadrada do número estimado de elétrons de todo o universo é aproximadamente igual a 1040.

Paul M. Dirac, importante cientista  do século XX.
        Dirac considerou que era impossível que isso fosse uma mera coincidência, pois números tão grandes como esses são pouco comuns na natureza. Pensou que o aparecimento de vários números semelhantes deve indicar que eles estão relacionados entre si. Ele sugeriu que esses números ou são exatamente iguais, ou estão associados entre si por números pequenos, como , raiz quadrada de dois, e outros tipos de fatores que costumam aparecer na Matemática e na Física.

Se essa sugestão de Dirac é verdadeira, ou todos esses números são constantes, ou todos eles devem variar na mesma proporção. Mas a teoria da expansão do universo indica que os números indicados acima, nos itens a e b, devem variar, pois o raio do universo deve estar aumentando, e a duração do