Capítulo 12: Estudos e Dúvidas mais Recentes

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        Se a teoria do “Big Bang” (ou alguma outra semelhante) for correta e se o universo está de fato se expandindo, ele vai crescer sempre, ou vai parar e depois diminuir e encolher até voltar ao estado inicial? Pode o universo ser pulsante, cíclico, repetindo-se sempre? E, afinal de contas, o que o universo estava fazendo antes do “Big Bang”: existia alguma coisa, ou não? Talvez seja possível responder à primeira pergunta, pois as medidas astronômicas podem indicar, no futuro, se o universo está diminuindo sua velocidade de expansão. 
 
A utilização de grandes radiotelescópios (esquerda) e de sondas espaciais (direita) abriu novas perspectivas de exploração do universo
        Nas últimas décadas do século XX, foram desenvolvidos instrumentos muito poderosos para a pesquisa do universo. Os radiotelescópios permitiram estudar ondas invisíveis que vêm do espaço. As sondas espaciais deram informações detalhadas sobre a Lua e sobre os planetas. Novos instrumentos astronômicos foram colocados em órbita: telescópios de raios-X (que não podem funcionar na superfície da Terra) e um grande telescópio óptico – o Hubble. O desenvolvimento de câmeras de televisão de 
alta definição, acopladas a esses instrumentos, permitiu a obtenção de imagens extremamente nítidas. Os enormes volumes de informações que são fornecidas pelos estudos astronômicos podem, agora, ser processados por possantes computadores. Podemos ver agora galáxias e quasares muito mais distantes do que os que eram visíveis no início do século XX.

        Todo esse avanço das técnicas de pesquisa se reflete no conhecimento do universo como um todo e repercute nas teorias sobre a origem cósmica.

        Há certas coisas que dependem de medidas (da densidade de matéria do universo, da constante de Hubble, etc.) e que irão se esclarecendo aos poucos. Mas há outras coisas que provavelmente escapam a toda investigação científica.

        Se existiu um universo antes do nosso, que se contraiu e virou um ponto de altíssima energia, que depois se expandiu e produziu aquilo que conhecemos, todos os traços do universo anterior devem ter sido apagados por essa contração. Nenhuma observação do universo atual deverá nos dar informações sobre o universo anterior. Esse possível universo anterior escapa à possibilidade de observação, experimentação e estudo científico.

.
Página anterior
177
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA