Capítulo 12: Estudos e Dúvidas mais Recentes

Poderia ocorrer que o universo fosse homogêneo em uma escala ainda maior do que se pensava? Depois das últimas descobertas, é difícil voltar a acreditar nisso. Um importante cosmólogo atual, Gérard de Vaucouleurs, sugeriu que a exploração de distâncias ainda maiores do universo, com os telescópios mais possantes, acabará mostrando novas estruturas desconhecidas e que não são previstas pelas teorias. Como vimos, Kant havia proposto, na metade do século XVIII, que o universo seria estruturado sob a forma de grupos cada vez maiores: haveria grupos imensos de galáxias, que por sua vez poderiam fazer parte de grupos ainda maiores, e assim por diante. De Vaucouleurs propôs uma concepção desse mesmo tipo.

O grande problema é que, se o universo não é homogêneo, então a região na qual estamos pode não ser uma boa amostra do restante do universo; e não podemos generalizar aquilo que se estuda em nossa região para o universo como um todo. Isso torna inviável o desenvolvimento da própria cosmologia. É fácil compreender esse problema por meio de uma comparação. Suponhamos que uma pessoa só conheça uma parte muito limitada da Terra. Ela não poderia saber, a partir daquilo que ela conhece, que existem imensos desertos, que existem regiões recobertas permanentemente pelo gelo, que existem montanhas altíssimas, que há um enorme oceano cobrindo dois terços do nosso globo, que há uma incrível variedade de animais e plantas por todo o planeta. Não conhecendo nada a não ser aquilo que a cerca, essa pessoa poderia pensar que toda a Terra é semelhante àquilo que ela conhece, pela impossibilidade de imaginar algo tão variado.

Se essa pessoa tentasse explicar a origem dos animais, das plantas, do clima e do relevo terrestre, ela necessariamente proporia algo errado, pois estaria se baseando em uma idéia falsa sobre a Terra. É fácil ver que o mesmo se aplica ao universo como um todo. Se a região do universo que conhecemos for de fato igual a todas as outras, então podemos ter esperanças de desenvolver uma teoria sobre o universo todo. Mas se houver regiões completamente diferentes da que podemos observar, então será impossível chegar a uma cosmologia correta.

12.3 A TEORIA DO UNIVERSO INFLACIONÁRIO