Capítulo 11: A Criação da Matéria e o "Big Bang"

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
onde G é a constante de gravitação. Supondo-se que o inverso da constante de Hubble (1/H) tem um valor de 2 bilhões de anos, a densidade média do universo seria igual a 4x10–30 g/cm3. A teoria do estado estacionário prevê que a rapidez de criação de matéria no espaço (dm/dt) seria proporcional ao volume V considerado, à constante de Hubble H e à densidade média D do universo:

        O valor dessa criação de matéria seria de alguns poucos átomos de hidrogênio em cada milhão de anos, em um volume de 100 metros cúbicos.

        Essa teoria do estado estacionário viola as leis de conservação da energia e da massa. Nesse sentido, ela se afasta dos conhecimentos físicos existentes, e só poderia ser aceita se houvesse algum motivo muito forte para isso. Um dos motivos pelos quais ela foi proposta foi a discrepância entre a idade da Terra e a idade do universo nos modelos do tipo “Big Bang”. Na teoria do estado estacionário, o universo tem uma idade infinita; a matéria que nos cerca é uma mistura de matérias de muitas idades diferentes: tanto átomos que acabaram de surgir do nada, no espaço, como átomos muito antigos, que já podem ter sofrido muitas transformações. Podem existir, assim, tanto estrelas de enorme idade, como outras muito recentes. Essa teoria nos dá todo o tempo que quisermos para a idade da Terra e das estrelas.

        Os defensores da teoria do estado estacionário tiveram um importante papel no estudo da formação dos elementos químicos no interior das estrelas, e mostraram que todos eles podem ter sido formados sem a ocorrência de um “Big Bang”.

    11.6 A RADIAÇÃO DE MICROONDAS

        Até a década de 1960, as teorias do “Big Bang” e do estado estacionário disputaram a preferência dos cientistas. Pode-se dizer que havia mais astrônomos favoráveis ao “Big Bang” do que à teoria do estado estacionário. Mas a decisão era, na época, uma questão de escolha pessoal, pois não havia nada que pudesse mostrar que uma delas estava errada e a outra estava correta. É provável que as escolhas de uma ou outra teoria dependessem de fatores não- científicos. Na teoria do “Big Bang”, o universo tem um início, no tempo. Pode-se tentar identificar esse início com a criação do universo por Deus. Pelo contrário, na teoria do estado estacionário, não houve um início para o universo, ele é eterno e sempre foi como é agora. A possibilidade de uma criação por Deus ficaria em conflito com a teoria.

.
Página anterior
163
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA