Capítulo 9: As Fontes de Energia do Universo

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        Mesmo levando em conta apenas os poucos milhares de anos da história humana, uma variação de 100 graus na temperatura do Sol seria o máximo admissível. Logo, o Sol não pode estar esfriando nem um décimo de grau por ano. Não se pode explicar o seu calor e sua luz supondo que ele é uma bola incandescente que está esfriando.

        Poderíamos então supor que o Sol está queimando, como Kant propôs? Também não. Os cálculos foram feitos em meados do século XIX, por William Thomson – mais conhecido como Lord Kelvin (1824-1907). Lord Kelvin, em 1854, fez a suposição de que o Sol fosse todo ele constituído por um material que liberta muita energia, como o algodão-pólvora. Se o Sol fosse todo feito de algodão-pólvora e pudesse queimar sem explodir, a energia total produzida só poderia manter o Sol aquecido durante 8.000 anos. 
 

    9.2 OUTROS PROCESSOS IMAGINADOS PARA PRODUZIR A ENERGIA DO SOL

        Um dos próprios descobridores da lei da conservação da energia, Julius Robert Mayer (1814-1878), preocupou-se com esse problema. Em um trabalho publicado em 1848, ele estudou uma outra alternativa. Quando um corpo, a alta velocidade, colide com outro, produz-se um aquecimento: a energia cinética é transformada em energia térmica. Esse efeito é, normalmente, muito pequeno. Um bloco de chumbo, caindo de uma altura de 100 metros (um prédio de 33 andares) e batendo contra uma pedra, deve se aquecer aproximadamente 7 graus. Mas imaginemos agora um meteorito, que estivesse muito afastado do Sol, e caísse nele. Ele teria uma velocidade de 610 quilômetros por segundo, ao chegar à superfície do Sol. Se, nesse impacto, toda a energia cinética for convertida em energia térmica, haverá um desprendimento de energia enorme.

        Os cálculos mostraram que, se caíssem constantemente meteoritos sobre o Sol, eles poderiam produzir toda a energia que se desprende do Sol, desde que a massa desses meteoritos, por século, fosse equivalente à massa da Terra. Em 15 milhões de anos, a massa do Sol se tornaria o dobro da atual.

.
Página anterior
123
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA