Capítulo 8: As Concepções Sobre o Infinito, Tempo e Espaço

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        Portanto, nenhum deus “razoável” poderia escolher o instante de criação do universo, nem ele poderia ter surgido em algum instante, sozinho. Portanto, um início do universo é impensável. Se o universo existe (e parece que ele existe), então ele deve ter existido sempre. Ou seja: deve existir há um tempo infinito. 
 

    8.1.3 O passado não tem nem extensão finita, nem infinita

        Como Kant resolve tudo isso? Ele simplesmente não conclui nada, ou conclui alguma coisa?

        Ele conclui, em primeiro lugar, que o problema todo foi mal colocado. Desde o início, só se pensou em duas alternativas: ou o universo tem uma duração passada infinita, ou essa duração é finita. Parece não existir nenhuma outra alternativa. Mas existe. Kant faz uma comparação:

Se dissermos: “Todo corpo tem ou um bom aroma ou um mau aroma”, estaremos esquecendo de um terceiro julgamento possível: pode não ter aroma nenhum; e assim, ambas as afirmações podem ser falsas.
        Uma coisa pode não ser finita nem infinita. Essas não são as duas únicas possibilidades. O tempo passado terá que ser finito ou infinito se ele possui uma extensão determinada. Mas há outra possibilidade: o tempo passado pode não ser algo que exista por si próprio e que possua uma extensão. Ele pode ser apenas algo que utilizamos em nossa concepção sobre a realidade, uma forma de nossa intuição, sem existir fora de nós.

        Quando tentamos pensar sobre o passado, nosso pensamento sempre pode procurar por algo anterior a qualquer tempo dado. Não podemos pensar em um limite para o tempo. Mas também não podemos pensar nele como infinito. Ele deve ser pensado, então, como algo indefinido. É algo sem limites, que pode ir sendo sempre prolongado pelo pensamento - pois, na verdade, o tempo está em nós e não fora de nós. O tempo passado não é uma “coisa” infinita.

.
Página anterior
112
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA