Capítulo 8: As Concepções Sobre o Infinito, Tempo e Espaço

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
    8.1.2 Segundo argumento (contra um passado finito)

        Suponhamos que o universo teve um princípio. Nesse caso, tenha ele começado a existir há cinco mil anos ou cinco bilhões de anos, deve ter existido um tempo em que o universo não existia. Antes da existência do universo, não podia estar acontecendo nada, pois os acontecimentos dependem exatamente da existência de algo que possa mudar. Portanto, antes do universo, havia um tempo vazio.

        Todos os instantes desse tempo anterior ao universo eram iguais entre si, já que não estava acontecendo nada. Mas se todos os instantes de tempo eram iguais, não é possível se pensar em nenhuma causa que pudesse fazer com que o universo começasse a existir em um desses instantes e não em qualquer outro, já que todos os instantes eram iguais entre si.

        Se o universo se criasse por si mesmo, não poderíamos pensar sobre qual o instante que ele escolheria para começar a existir. Se o universo for criado por um deus, também não é possível se pensar sobre qual o instante que esse deus poderia escolher para criar o universo. Por isso, é inconcebível que o universo não existisse e depois começasse a existir.

        Este argumento é um pouco mais difícil, e alguém pode imaginar uma solução: se todos os instantes eram iguais, então o mundo poderia ter surgido em qualquer um deles. Qual o problema? O problema é justamente essa escolha. Deus não poderia ter girado uma roleta para escolher o instante de criação do universo. Não faz sentido pensar em um deus assim. Como Deus é sempre igual a si mesmo, também não existe nada dentro de Deus que possa tornar um instante diferente do outro.

        Por outro lado, se pensarmos no universo como surgindo por si mesmo, sem a intervenção de um deus, surge o seguinte problema: é impossível, para nós, pensar em algo que aconteça sem nenhuma causa. Mesmo quando algo acontece “por acaso”, houve algo que produziu esse acontecimento. Se antes do universo não existe nada (exceto, talvez, um deus), e se a causa do universo não é esse deus, então não existe causa nenhuma que possa produzir o universo.

.
Página anterior
111
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA