JULES HENRI POINCARÉ
MATEMÁTICO, FÍSICO E FILÓSOFO
Jules Henri Poincaré

Poincaré
        Jules Henri Poincaré nasceu em 29 de abril de 1854, em Nancy, França, filho de uma família influente na sociedade da época. Seu pai era professor na Universidade de Nancy e o tio, Antoine, engenheiro. Vários membros de sua família tornaram-se conhecidos, tanto na política quanto na vida intelectual da França, principalmente Raymond Poincaré, presidente da França durante a Primeira Guerra Mundial. Suas habilidades matemáticas começaram a ser vistas quando ainda estudava no Liceu de Nancy, ao participar, e vencer, um concurso entre todos os liceus da França, além de se destacar em todas as disciplinas que estudava [GILLISPIE].

         De 1873 a 1875 estudou na Escola Politécnica e em 1875 ingressou na Escola Nacional Superior de Minas (École des Mines). Em 1879 obteve seu doutorado em ciências matemáticas com uma tese sobre equações diferenciais. Seu trabalho foi feito com a orientação de Hermite e fazia parte da banca, Gabriel Darboux, conhecido por seus trabalhos com geometria não-euclidiana.

         Em 1881 tornou-se professor na Universidade de Paris, assumindo a cadeira de física matemática, onde permaneceu até sua morte em 17 de julho de 1912.

         Durante toda sua vida, Poincaré publicou mais de 500 trabalhos, entre livros e artigos, além de suas notas de aula. Seu pensamento influenciou a matemática, a física matemática e a filosofia, desde a teoria de funções  e topologia, até um modo particular de pensar o mundo e sua lógica.
 
A  MATEMÁTICA
A  FÍSICA
FILOSOFIA  E LÓGICA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LINKS

    Autoria: Ana Paula Bispo da Silva


BIOGRAFIAS
Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências - GHTC
Universide de São Paulo, USP