Dürer's RHINOCERVS

Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências

LUSODAT
 Esta página en Español
LUSODAT
 
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
     Este projeto, que está sendo desenvolvido desde 1989, tem o objetivo de contribuir para o conhecimento da evolução do pensamento científico, médico e técnico português e brasileiro, desde o Renascimento até 1900. O trabalho desenvolvido consiste na construção de um instrumento de pesquisa – um conjunto de bases de dados sobre o assunto. Esse instrumento, além de permitir a fácil e rápida obtenção de informações sobre fontes para a pesquisa da história da ciência, possibilita também a realização de análises bibliométricas sobre a ciência e técnica luso-brasileira.

DELIMITAÇÃO
    O projeto realiza um levantamento de documentos primários e secundários, sobre todos os assuntos científicos (incluindo medicina e técnica), de autores portugueses (incluindo suas colônias) ou brasileiros, inéditos ou publicados em qualquer país e idioma; e obras científicas estrangeiras publicadas em Portugal e Brasil. O projeto não procura incluir obras estrangeiras sobre Portugal e Brasil.
São incluídas informações sobre publicações (livros, revistas, artigos, teses, folhetos), assim como mapas e manuscritos, referentes a todos os temas científicos (no sentido amplo), incluindo, entre outros:
medicina agricultura farmácia veterinária
química mineralogia engenharia navegação
cartografia artes militares outras técnicas astronomia
astrologia matemática física psicologia
geografia sociologia geologia filologia
história natural zoologia botânica antropologia
viagens história filosofia sociologia
    Não são incluídas referências a obras sobre literatura de ficção, obras jurídicas, religiosas, discursos, etc. (a não ser em casos especiais).
    São incluídas referências a obras produzidas até 1900, assim como edições posteriores dessas obras e também estudos históricos e obras de referências posteriores a 1900.
 
METODOLOGIA
    São coletadas informações sobre livros, manuscritos, artigos, etc. através de obras de referência, catálogos de bibliotecas e arquivos, bibliografias específicas, estudos históricos, etc. As informações sobre as obras são adicionadas a um conjunto de bases de dados. 
    Para busca de informações, já foram utilizadas 400 fontes de informação, incluindo obras como as de Diogo Barbosa Machado, Innocencio Francisco da Silva, Sacramento Blake, António Anselmo, Rubens Borba de Moraes, e muitas outras. 
    São também coletadas informações diretamente em bibliotecas e arquivos, além de serem utilizados catálogos informatizados de diversas bibliotecas. 
    As informações coletadas são incorporadas a um conjunto de bases de dados, onde são digitadas as informações sobre os documentos e, sempre que possível, a indicação das bibliotecas e arquivos em que podem ser encontrados. 

ESTADO ATUAL DO PROJETO
    Em 1999, as bases de dados contavam com aproximadamente 70.000 registros. As bases de dados permitem buscas rápidas, a partir de assuntos, palavras do título, nome do autor, local de publicação, data, idioma, localização e outras formas de consulta, que podem ser combinadas com facilidade.
    O trabalho não está concluído, prevendo-se que nos próximos anos as bases de dados continuarão a crescer, devendo atingir aproximadamente 100.000 registros.
    Atualmente, as bases de dados só podem ser consultadas na própria UNICAMP, mas serão gradualmente colocadas à disposição de interessados de todo o mundo, para consulta direta pela Internet. Até que todas as bases estejam disponíveis, os interessados podem solicitar consultas através do correio comum ou por correio eletrônico, sem nenhum custo. Por enquanto, é possível examinar aqui uma amostra da base de dados HTC.

UTILIDADE DAS BASES DE DADOS
    Através dessas bases de dados, é possível localizar-se referências de obras científicas, médicas e técnicas antigas, com grande facilidade e rapidez, poupando-se a busca manual em centenas de obras de referência. Além disso, as bases de dados permitem também a realização de estudos bibliométicos, para a investigação do surgimento e desenvolvimento das publicações sobre qualquer tema científico, em Portugal e no Brasil.

EXPANSÃO FUTURA
    O trabalho prioritário, a ser prosseguido nos próximos anos, é o de aperfeiçoar as bases de dados já existentes, buscando informações através de novas obras de referência e pela pesquisa em bibliotecas e arquivos que ainda não foram estudados – especialmente em Portugal.
    Existe também a intenção de ampliar o projeto, com o apoio de instituições de diversos países, para abranger também Espanha e demais países de língua espanhola (projecto IBERODATA).

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO
MARTINS, Roberto de Andrade. Building a bibliographical data-base on old science, medicine and technique in Portugal and Brazil. Quipu – Revista Latinoamericana de Historia de las Ciencias y la Tecnologia 11 (3): 311-32, 1994. 
MARTINS, Roberto de Andrade. Sources for the study of science, medicine and technology in Portugal and Brazil. Nuncius – Annali di Storia della Scienza 11 (2): 655-67, 1996. 
Veja também uma descrição mais detalhada do projeto AQUI.
 
COMO ENTRAR EM CONTATO

Prof. Roberto de Andrade Martins 
Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências 
Universidade Estadual de Campinas 
Caixa Postal 6059 
13081-970 Campinas, SP, Brasil 

rmartins@ifi.unicamp.br 

telefone: 019-788-5516 
fac-símile: 019-788-5512 

(para telefonar ou enviar fax de outros países, substituir o prefixo 019 por 005519)

    O projeto LUSODAT conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil; e da Commission on Bibliography and Documentation of the International Union of History and Philosophy of Science.


 Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências

 

em 18/set/1999