IBERODATA
 
Projeto de Bases de Dados sobre História da Ciência, da Medicina e da Técnica Ibero-Americana
Esta página en Español        This page in English
  Este projeto, ainda em fase inicial de planejamento, tem o objetivo de desenvolver bases de dados com informações sobre fontes primárias relativas à história das ciências, da medicina e da tecnologia, de todos os países da Península Ibérica, América Latina e colônias ibéricas, cobrindo o período do Renascimento até 1900.
As bases de dados conterão informações sobre diferentes tipos de materiais: publicações (livros, artigos, teses, folhetos, periódicos), material iconográfico (mapas impressos e manuscritos, gravuras e outros tipos de ilustrações), material inédito (correspondência e outros manuscritos) e objetos (instrumentos de pesquisa, espécimens, amostras, laboratórios e outros locais associados à pesquisa).
Os assuntos cobertos pelas bases de dados abrangerão todos os temas de interesse da história das ciências, no sentido amplo do tema, incluindo as ciências exatas, naturais, biomédicas, geografia, psicologia, antropologia, sociologia, filosofia, filologia, técnicas, etc., mas excluindo assuntos como religião, leis, obras jurídicas, literatura de ficção (teatro, poesias, romances, etc.) e outras obras com pequeno interesse para a história das ciências.
Serão incluídas obras de autores dos países ibero-americanos (em qualquer idioma, publicadas em qualquer país), ou de estrangeiros que viveram e desenvolveram seus trabalhos naqueles países, e também obras científicas, médicas e técnicas traduzidas para o português ou espanhol. 
Prevê-se que o projeto pode ser desenvolvido em cerca de 10 anos, devendo atingir aproximadamente 400.000 registros (70% deles sobre publicações), proporcionando informações detalhadas sobre as fontes primárias, sua localização e fontes de referências sobre as mesmas.
As informações para inclusão nas bases de dados serão obtidas primeiramente através de aproximadamente 2.000 obras de referência impressas (bibliografias, catálogos, estudos históricos, etc.) e complementadas através de informações obtidas em bibliotecas, arquivos e outras instituições.
O desenvolvimento do projeto somente será possível se houver colaboração de pessoas dos principais países ibero-americanos, que poderão fornecer informações a serem digitadas na instituição centralizadora do projeto, ou alimentar diretamente a base de dados, através da Internet. 
 
Mais informações...

Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências
  Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências
 ghtc@ifi.unicamp.br
 
em 11/ago/1998