Capítulo 3: O Pensamento Filosófico e a Origem do Universo

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        Anaxímenes não parece ter produzido uma teoria sobre a origem do universo. Mas representa também a tradição que tentava encontrar um princípio material de todas as coisas, e explicar os fenômenos do universo sem utilizar concepções religiosas.

        É impossível apresentar aqui todas as concepções importantes que surgiram entre os gregos. É necessário, no entanto, mencionar ainda Empédocles, da cidade de Acragas, e os atomistas. 
 

    3.5 OS QUATRO ELEMENTOS DE EMPÉDOCLES
 

Empédocles, filósofo atomista grego.
        Empédocles viveu no século V antes da era cristã. Ele é considerado o primeiro filósofo grego a apresentar a concepção dos quatro elementos materiais (terra, água, ar e fogo). Esses quatro elementos são descritos como sendo as “raízes” de todas as coisas. São associados a quatro divindades: Zeus (fogo), Hera (ar), Aidoneus ou Hades (terra) e Nestis (água).

        O universo, para Empédocles, é cíclico: há momentos em que as “raízes” brotam a partir de uma unidade, e constituem todas as coisas; e há outros momentos em que elas se reúnem, e formam uma unidade novamente, desaparecendo todas as coisas. Essa alternância ocorreria devido ao domínio do Ódio ou do Amor. Não existe um início absoluto do universo, mas apenas diferentes estados que se alternam.

        Segundo Empédocles, os elementos ou “raízes” de todas as coisas se unem em diferentes proporções, e formam os animais, as plantas e todas as outras coisas. Ele dá um interessante exemplo: os artesãos, misturando diversos pigmentos em diferentes proporções, são capazes de 

criar todas as cores e assim representar árvores, pessoas, pássaros, peixes e até deuses. Da mesma forma, a mistura das quatro “raízes” poderia produzir todas as coisas conhecidas.

.
Página anterior
40
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA