Capítulo 2: O Mito Filosófico na Grécia e na Índia

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
E inicialmente Gaia [a Terra] gerou Ouranos [o Céu] estrelado,
igual a ela própria em tamanho,
para que ele a cobrisse toda
e para que fosse uma moradia segura para os deuses felizes.
        Neste ponto, aparentemente Hesíodo está utilizando uma concepção semelhante à dos babilônios, de que a Terra e o Céu estavam inicialmente misturados, formando uma só unidade, sendo depois separados. Oúranos é o Céu noturno, estrelado. É concebido como um deus masculino, fecundador. Inicialmente, ele sai da própria Terra; portanto, estavam inicialmente unidos, formando uma só unidade, que se rompe. Depois dessa separação, o Céu se une à Terra, para produzir novos seres. Ele representa a fecundidade masculina. A chuva é, às vezes, descrita como se fosse o sêmen de Ouranos, que fecunda a Terra, para a produção das plantas. A Terra, por sua vez, é concebida como uma deusa e como elemento primordial, a fonte de toda vida. Dela surgem os vegetais e os animais. Mitologicamente, a Terra é a mãe universal.

No antigo Egito, o céu era uma imensa deusa, Nut, que cobria toda a Terra.

        Primeiramente, surgem da Terra os acidentes geográficos, que são partes dela própria; por isso, ela não precisa ser fecundada para ter esses “filhos”.

        Posteriormente, a Terra se une ao Céu, e tem diversos filhos e filhas. Esses filhos de Gaia e Oúranos são os chamados Titãs e Titânidas.

        O primeiro desses filhos é Okeanós. Em contraste com o mar Mediterrâneo, que é uma comunicação e espaço intermediário, o Oceano é representado como o rio que circunda todo o mundo conhecido. Era imaginado como uma serpente que envolvia todas as terras. Ele era considerado o pai de todos os rios. O Oceano representa também o ponto onde o Céu e a Terra se encontram, na visão de mundo da época. Por isso, é natural que fosse descrito como o primeiro filho do Céu e da Terra.

.
Página anterior
21
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA