Capítulo 2: O Mito Filosófico na Grécia e na Índia

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

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        Essa visão da estrutura do mundo é muito diferente de nossa idéia atual. Mas ela não é absurda. Nós, atualmente, aprendemos que a Terra é redonda, e vemos desenhos e fotografias mostrando a sua forma. Mas se ninguém nos tivesse dito que ela é uma bola, como poderíamos saber isso?

        Quando uma pessoa olha para o céu, ou olha à sua volta, ela vê exatamente aquilo que os antigos gregos descreviam. Quando se sobe no alto das montanhas, vê-se o céu como se fosse uma cobertura redonda; e vê-se a Terra estendendo-se por todos os lados, parecendo um grande disco ou prato (a menos das irregularidades de seu relevo). Os limites do mundo conhecido eram os mares, existentes por todos os lados das terras. Era perfeitamente aceitável que o Oceano cercasse toda a Terra. Devemos respeitar essas concepções, e não ridicularizá-las. Elas mostram uma tentativa de compreender o universo e de sistematizar aquilo que era observado.
 

    2.2 A “TEOGONIA” DE HESÍODO

        Existem descrições cosmogônicas que são intermediárias entre os mitos propriamente ditos e as concepções filosóficas sobre a origem do universo. Tal é o caso da “Teogonia” de Hesíodo. O título desse poema quer dizer: a origem dos deuses. Embora se possa imaginar que ele está apenas apresentando um mito sobre os deuses, há muito nessa descrição que é claramente simbólico e que deve ser interpretado como uma alegoria de idéias de tipo filosófico.

Realmente, antes de tudo existiu Kháos [Caos], 
depois Gaia [Terra] de amplo seio,
sede sempre firme de todas as coisas, 
e o Tartaros enevoado nas profundezas da Terra espaçosa,
e depois Eros [Desejo], o mais belo dos deuses imortais,
que rompe todas as forças, 
e que doma a inteligência e a sabedoria no peito
de todos os deuses e de todos os homens.
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